dc.creator | Marcello Neto, Mario | |
dc.date.accessioned | 2020-05-27T23:29:02Z | |
dc.date.available | 2020-05-26 | |
dc.date.available | 2020-05-27T23:29:02Z | |
dc.date.issued | 2016-03-18 | |
dc.identifier.citation | MARCELLO NETO, Mario. Medo do Invisível: o terrorismo e o Temor Nuclear em desenhos animados estadunidenses (2001-2007). 2016. 287 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5570 | |
dc.description.abstract | One of the most discussed topics in the media nowadays is the "terrorism." Always wrapped much speculation, prejudice and stereotypes, its threat appears to be truly dangerous. In this dissertation I try to talk about how the animation Justice League (2001-2004) and Justice League Unlimited (2004-2007) use the effervescence of this issue with the attacks on the World Trade Center in 2001 and during the disastrous war in Iraq (2003), noting the various contradictions and ways to express support and / or criticism of US foreign policy. Still within this perspective, one of the elements that has a reduced emphasis, but not least, are the nuclear weapons. The speeches of George W. Bush and Barack Obama are alert about the warning and threat of nuclear weapons; something that both is feared, but little is seen and spoken. This invisible fear is used in the animation as a way to relate the fictional narrative to reality. In an attempt to produce a decolonize history, I sought constitute a theoretical framework that was relevant and adaptable to this work, mixing authors and theoretical currents ranging from semiotics to the postmodern strand. Performing a dense empirical and theoretical work. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Terrorismo | pt_BR |
dc.subject | Temor Nuclear | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Medo | pt_BR |
dc.subject | Desenhos animados | pt_BR |
dc.subject | History | pt_BR |
dc.subject | Terrorism | pt_BR |
dc.subject | Nuclear Fear | pt_BR |
dc.subject | Representation | pt_BR |
dc.subject | Fear | pt_BR |
dc.subject | Cartoons | pt_BR |
dc.title | Medo do Invisível: o terrorismo e o Temor Nuclear em desenhos animados estadunidenses (2001-2007). | pt_BR |
dc.title.alternative | Fear of the Invisible: terrorism and Nuclear Fear in US Cartoons (2001-2007). | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4735353561784450 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3563086398486737 | pt_BR |
dc.description.resumo | Um dos temas mais discutidos na mídia nos dias atuais é o famigerado “terrorismo”. Sempre envolto de muitas especulações, preconceitos e estereótipos, sua ameaça parece ser deveras perigosa. Nesta dissertação tentarei discorrer sobre como a animação Liga da Justiça (2001-2004) e Liga da Justiça Sem Limites (2004-2007) utiliza-se da efervescência desta temática com os atentados ao World Trade Center em 2001 e durante a desastrosa Guerra no Iraque (2003), percebendo as diversas contradições e formas de manifestar apoio e/ou críticas à política externa estadunidense. Ainda dentro desta perspectiva, um dos elementos que tem um destaque reduzido, mas não menos importante, são as armas nucleares. Os discursos de George W. Bush e Barack Obama são de alerta a ameaça das armas nucleares, algo que tanto se teme, mas que pouco se vê e se fala. Esse medo invisível também é utilizado na animação como forma de atrelar a narrativa ficcional a parte de uma realidade concreta. Numa tentativa de produzir uma história descolonizante, procurei constituir um arcabouço teórico que fosse pertinente e adaptável para este trabalho, mesclando autores e correntes teóricas que vão desde a semiótica até a vertente pós-moderna. Realizando um denso trabalho empírico e teórico. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Aristeu Elisandro Machado | |