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dc.creatorVeleda, Vinicius Carvalho
dc.date.accessioned2020-05-27T23:17:46Z
dc.date.available2020-05-25
dc.date.available2020-05-27T23:17:46Z
dc.date.issued2018-12-23
dc.identifier.citationVELEDA, Vinicius Carvalho. A vida é um samba: a trajetória pianística de João Leal Brito - “Britinho” (1917-1966). 2018. 188 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5558
dc.description.abstractThis dissertation aims to study the trajectory of the pianist, composer, conductor and arranger João Adelino Leal Brito, popularly known as "Britinho" - especially between the years of 1941-1966 - during which time he worked in the then Federal Capital, the city of Rio de Janeiro. João Brito was born in the city of Pelotas / RS on May 5, 1917. There were also other musicians in his family in Pelotas: João (father), Henrique, José (uncles) and Rubens (brother), all of them also carried the name "Brito". In his city, Britinho began his professional career at age 18, in 1935, as a pianist of Radio Cultura; was hired by Radio Farroupilha, in Porto Alegre in the year 1936; and three years later he worked in radio and clubs of São Paulo. Until, in mid-1941, Britinho moved to Rio de Janeiro. In this city he exercised several artistic activities until his death, in 1966, at 49 years of age. For the purpose of this paper, I have focused on two main aspects of his professional career: first Britinho as "pianist of the night", that is, his participation in the nightclubs of the “Zona Sul” of Rio de Janeiro between 1951-1954; and, secondly, his "phonographic phase", which began in 1951 until 1965, with at least 120 records released. Britinho composed even more than a hundred songs, written solo or in partnerships. As sources I used: the discs released by the pianist, the materials or columns of periodicals printed about him and the compositions of his own.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectJoão Adelino Leal Britopt_BR
dc.subjectTrajetóriapt_BR
dc.subjectBoatespt_BR
dc.subjectMúsica popular brasileirapt_BR
dc.subjectTrajectorypt_BR
dc.subjectNightclubspt_BR
dc.subjectPopular brazilian musicpt_BR
dc.titleA vida é um samba: a trajetória pianística de João Leal Brito: "Britinho" (1917-1966).pt_BR
dc.title.alternativeLife is a samba: the pianistic trajectory of João Leal Brito: “Britinho” (1917-1966).pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6963833785674256pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6511913807881617pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado em História tem como objetivo estudar a trajetória do pianista, compositor, maestro e arranjador João Adelino Leal Brito, conhecido popularmente como “Britinho” - sobretudo entre os anos de 1941-1966 - período em que atuou na então Capital Federal, a cidade do Rio de Janeiro. João Brito nasceu na cidade de Pelotas/RS em 05 de maio de 1917. Houveram ainda outros musicistas em sua família, em Pelotas: João (pai), Henrique, José (tios) e Rubens (irmão), todos eles carregaram também o nome “Brito”. Em sua terra natal, Britinho iniciou sua trajetória profissional aos 18 anos, em 1935, como pianista da Rádio Cultura; foi contratado pela Rádio Farroupilha de Porto Alegre em 1936; e três anos mais tarde atuou em rádios e boates da cidade de São Paulo. Até que, em meados de 1941, Britinho mudou-se para o Rio de Janeiro. Nesta cidade exerceu diversas atividades artísticas até seu falecimento, em 1966, aos 49 anos de idade. Para fins deste trabalho, privilegiei dois aspectos principais de sua trajetória profissional: primeiro Britinho enquanto “pianista da noite”, ou seja, sua participação nas boates da Zona Sul do Rio de Janeiro entre 1951-1954; e, segundo, sua “fase fonográfica”, que se inicia em 1951 até 1965, com pelo menos 120 discos lançados. Britinho compôs ainda mais de uma centena de canções, escritas solo ou em parcerias. Como fontes utilizei: os discos lançados pelo pianista, as matérias ou colunas de periódicos impressos a seu respeito e as composições de sua autoria.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Vargas, Jonas Moreira


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