dc.creator | Azambuja, Antonio Augusto da Silva | |
dc.date.accessioned | 2020-05-27T22:45:31Z | |
dc.date.available | 2020-05-25 | |
dc.date.available | 2020-05-27T22:45:31Z | |
dc.date.issued | 2018-08-30 | |
dc.identifier.citation | Azambuja, Antonio Augusto da Silva. A carreira dos Servidores Técnicos Administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior: do PUCRCE ao PCCTAE nas Memórias de Militantes (1985 A 2007). 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5546 | |
dc.description.abstract | The present research seeks to analyze the reverberations in the structuring /
performance of the category of Technical Administrative Servants of the Federal
Institutions of Education, through the struggle for the implementation of the Career
Plans Single Plan of Classification and Remuneration of Positions and Jobs and
Career Plan of Technical Administrative Positions in Education. We established as a
temporal cut the period from 1985 to 2007, since it encompasses the two career plans
worked on in the present research. The objective is to analyze the trajectory of these
Union militants in a time of repression, the struggles for a career and their insertion as
workers in education within the organizational environments of the Federal Institutions
of Higher Education, as well as the unfolding of the striking movements before and
after the conquest of the Single Plan for the Classification and Remuneration of
Positions and Jobs, the Career Plan for the Administrative Technical Positions in
Education Advances and the losses with the career plans from 1985 to 2007. The
methodology used was the Oral History dialoguing with the other sources who were
protagonists in the elaboration of the career plans under study. The servers sought a
career that contemplated their professional development and the ability to mobilize the
category was based on the conviction that only a career for the category could outline
the salary policy of these servers. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Servidores Técnicos Administrativos | pt_BR |
dc.subject | Classes | pt_BR |
dc.subject | Universidades | pt_BR |
dc.subject | Planos de carreira | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Administrative Technical Servants | pt_BR |
dc.subject | Universities | pt_BR |
dc.subject | Career plans | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.title | A Carreira dos Servidores Técnicos Administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior: do PUCRCE ao PCCTAE (1985 A 2007). | pt_BR |
dc.title.alternative | The career of the Administrative Technical Servants of the Federal Institutions of Higher Education of the PUCRCE to the PCCTAE in the Memories of Militants (1985 to 2007). | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3051031075151330 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3530480602109979 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa busca analisar as reverberações na estruturação/atuação da
categoria dos servidores Técnico Administrativos das Instituições Federais de Ensino,
através da luta pela implementação dos Planos de Carreiras Plano Único de
Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos e Plano de Carreira dos Cargos
Técnico Administrativos em Educação. Estabelecemos como recorte temporal o
período de 1985 a 2007, visto que engloba os dois planos de carreira trabalhados na
presente pesquisa. O objetivo é analisar a trajetória desses militantes Sindicais em
uma época de repressão, as lutas por uma carreira e sua inserção como trabalhadores
em educação dentro dos ambientes organizacionais das Instituições Federais de
Ensino Superior, assim como os desdobramentos dos movimentos grevistas
anteriores e posteriores à conquista do Plano Único de Classificação e Retribuição de
Cargos e Empregos, o Plano de Carreira dos Cargos Técnico Administrativos em
Educação Avanços e as perdas com os planos de carreiras no período de 1985 a
2007. A metodologia usada foi a História Oral dialogando com as demais fontes que
foram protagonistas na elaboração dos planos de carreira em estudo. Os servidores
buscaram uma carreira que contemplasse o seu desenvolvimento profissional e a
capacidade de mobilização da categoria foi pautada no convencimento que somente
uma carreira para a categoria poderia delinear a política salarial desses servidores. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gandra, Edgar Ávila | |