Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSantana, Ingrid Adrielle de Souza Freitas
dc.date.accessioned2020-05-25T02:59:09Z
dc.date.available2020-05-22
dc.date.available2020-05-25T02:59:09Z
dc.date.issued2019-07-19
dc.identifier.citationSANTANA, Ingrid Adrielle de Souza Freitas. Codinome macumba: a vida na Tenda de Nação Africana do Pai Oxalá. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5537
dc.description.abstractThis dissertation addresses na afro-gaucho religion, using my own experiences and immersion in the field of study. Thereby I propose na archaeological autoethography wich focuses, from my experiences, in the sacred and living materiality of a Batuque's Home in Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil. The goal is to make archeology a more political and symmetrical science, reducing epistemic violence and aiming at equity in relations.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectBatuquept_BR
dc.subjectAutoetnografia arqueológicapt_BR
dc.subjectArqueologia simétricapt_BR
dc.subjectArqueologia do presentept_BR
dc.subjectArchaeological autoethnographypt_BR
dc.subjectSymmetrical archeologypt_BR
dc.subjectArcheology of the presentpt_BR
dc.titleCodinome macumba: a vida na Tenda de Nação Africana do Pai Oxalá e suas estruturas sagradas.pt_BR
dc.title.alternativeCodinome macumba: the life in the Tenda de Nação Africana do Pai Oxalá.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9424121508610115pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1797843594100024pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação propõe realizar uma autoetnografia arqueológica na Tenda de Nação Africana do Pai Oxalá - localizada em Rio Grande/RS, e suas respectivas Estruturas e materialidades sagradas. Para isso é necessário somar os pressupostos de autoetnografia e de arqueologia do presente com os da “virada” ontológica. Por estar inserida no Batuque há seis anos, o trabalho tem cunho êmico e de pertencimento e seu objetivo é traduzir, para a Academia, a identidade da nossa ontologia e nossas práticas culturais, em relação direta e simétrica com agentes não-humanos. Para fazê-lo, é preciso mostrar o quanto a Ciência moderno-ocidental contribui para a perpetuação do estigma e do preconceito aos batuqueiros e a outras figuras subalternas. Faço também algumas denúncias pessoais e proponho a inserção de diferentes conhecimentos na Academia – em especial, na Arqueologia.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Carle, Cláudio Baptista


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem