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Amor fati: a expressão da diferença como afirmação de si mesmo.
dc.creator | Moscareli, Louise Azevedo | |
dc.date.accessioned | 2020-05-25T02:52:05Z | |
dc.date.available | 2020-05-24 | |
dc.date.available | 2020-05-25T02:52:05Z | |
dc.date.issued | 2019-09-16 | |
dc.identifier.citation | MOSCARELI, Louise Azevedo. Amor fati: a expressão da diferença como afirmação de si mesmo. 2019. 167 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5527 | |
dc.description.abstract | The purpose of this work is to demonstrate the effects of amor fati on the affirmation of oneself from its stimulus, on the expression of human difference from its uniqueness, on the courage and authenticity of becoming who you are. The need for security leads man to believe in the ideal world, the established Morality as well as the Christian promises which, in the philosopher's conception, are merely illusory insofar as they do not give man the certainties he really wants. In stark contrast to the epistemic foundations of metaphysics and morals with regard to the attempt to generalize men, coupled with Christian appeals to establish herd morals, Nietzsche offers a relentless critique as they inhibit the expression of difference, for uniqueness is suppressed by generalization. At Gaia Ciência (1882) and Assim Falou Zarathustra (1883 -1885) the philosopher argues that man has the creative power (vis creative) and not only the power of contemplation (the contemplative). The same can be seen throughout the missives Nietzsche writes during the period of Zaratustra's elaboration, a work that will, in fact, lead him to consolidate amor fati, in that he will also test it in the most extreme way with thought of the “Eternal Return”, leading Nietzsche oneself to overcoming, as we argue from both the analysis of his personal correspondences written in parallel with the creation of the first three books of Zarathustra and their study. Through verification of the human search for security and the apparent paradox that implies loving a destiny that involves, albeit potentially, some kind of pain, we seek to unveil how amor fati can be, at the same time, a gift from Nietzsche to humanity and a defense to face the uncertainties of life in order to free man from its bonds. This issues of love and the ability to say what repels us, as well as suffering and overcoming. Through a feeling of gratitude about life, it is possible to establish amor fati, which gives man the courage to affirm oneself, by expressing his difference in the world in an authentic way. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Amor Fati | pt_BR |
dc.subject | Diferença | pt_BR |
dc.subject | Afirmação | pt_BR |
dc.subject | Si mesmo | pt_BR |
dc.subject | Superação | pt_BR |
dc.subject | Philosophy | pt_BR |
dc.subject | Difference | pt_BR |
dc.subject | Affirmation | pt_BR |
dc.subject | Oneself | pt_BR |
dc.subject | Overcoming | pt_BR |
dc.title | Amor fati: a expressão da diferença como afirmação de si mesmo. | pt_BR |
dc.title.alternative | Amor fati: the expression of difference as an affirmation of oneself. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7658490939461797 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9798875695341483 | pt_BR |
dc.description.resumo | O propósito deste trabalho é demonstrar os efeitos do amor fati sobre a afirmação de si pelo estímulo, por parte do mesmo, sobre a expressão da diferença humana a partir de sua singularidade, pela coragem e autenticidade de tornar-se quem se é. A necessidade de segurança leva o homem a acreditar no mundo ideal, à Moral estabelecida bem como às promessas cristãs que, na concepção do filósofo, são meramente ilusórias, na medida em que não concedem ao homem as certezas que ele de fato quer. Contrapondo-se fortemente aos fundamentos epistêmicos da metafísica e da Moral, com relação à tentativa de generalizar os homens, associados aos apelos cristãos de estabelecer uma moral de rebanho, Nietzsche oferece uma crítica implacável, na medida em que eles inibem a expressão da diferença, pois a singularidade é suprimida pela generalização. Nas obras Gaia Ciência (1882) e Assim Falou Zaratustra (1883 -1885) o filósofo propugna que o homem tem o poder criador (vis creativa) e não somente o poder de contemplação (vis contemplativa). O mesmo pode ser constatado ao longo das missivas que Nietzsche escreve durante o período da elaboração de Zaratustra, obra que o levará, de fato, a consolidar o amor fati, na medida em que também irá testá-lo da forma mais extrema, com o pensamento do Eterno Retorno, conduzindo o próprio Nietzsche à superação, como defendemos a partir tanto da análise de suas correspondências pessoais redigidas paralelamente à criação dos três primeiros livros de Zaratustra, como do estudo destes. Dessa forma, a partir da verificação da busca humana por segurança e do aparente paradoxo que implica amar um destino que envolva, ainda que potencialmente, algum tipo de dor, procuramos desvendar como o amor fati pode ser, ao mesmo tempo, um presente de Nietzsche à humanidade e uma defesa para enfrentar as incertezas da vida, a fim de libertar o homem de suas amarras. Para tanto serão abordadas questões relativas aos tipos de amor e à capacidade de afirmar aquilo que nos repele, como também abordaremos o sofrimento e a superação. Dessa forma, a partir de um sentimento de gratidão sobre a vida que é possível se estabelecer o amor fati, o qual propicia ao homem ter coragem de afirmar a si mesmo, mediante a expressão de sua diferença no mundo, de forma autêntica. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rubira, Luis Eduardo Xavier |
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PPGFIL: Dissertações e Teses [145]
Abrange as Dissertações e Teses da área de Pós-Graduação em Filosofia