dc.creator | Moscareli, Louise Azevedo | |
dc.date.accessioned | 2020-05-25T02:52:05Z | |
dc.date.available | 2020-05-24 | |
dc.date.available | 2020-05-25T02:52:05Z | |
dc.date.issued | 2019-09-16 | |
dc.identifier.citation | MOSCARELI, Louise Azevedo. Amor fati: a expressão da diferença como afirmação de si mesmo. 2019. 167 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5527 | |
dc.description.abstract | The purpose of this work is to demonstrate the effects of amor fati on the
affirmation of oneself from its stimulus, on the expression of human difference
from its uniqueness, on the courage and authenticity of becoming who you are.
The need for security leads man to believe in the ideal world, the established
Morality as well as the Christian promises which, in the philosopher's conception,
are merely illusory insofar as they do not give man the certainties he really wants.
In stark contrast to the epistemic foundations of metaphysics and morals with
regard to the attempt to generalize men, coupled with Christian appeals to
establish herd morals, Nietzsche offers a relentless critique as they inhibit the
expression of difference, for uniqueness is suppressed by generalization. At Gaia
Ciência (1882) and Assim Falou Zarathustra (1883 -1885) the philosopher argues
that man has the creative power (vis creative) and not only the power of
contemplation (the contemplative). The same can be seen throughout the
missives Nietzsche writes during the period of Zaratustra's elaboration, a work
that will, in fact, lead him to consolidate amor fati, in that he will also test it in the
most extreme way with thought of the “Eternal Return”, leading Nietzsche oneself
to overcoming, as we argue from both the analysis of his personal
correspondences written in parallel with the creation of the first three books of
Zarathustra and their study. Through verification of the human search for security
and the apparent paradox that implies loving a destiny that involves, albeit
potentially, some kind of pain, we seek to unveil how amor fati can be, at the
same time, a gift from Nietzsche to humanity and a defense to face the
uncertainties of life in order to free man from its bonds. This issues of love and
the ability to say what repels us, as well as suffering and overcoming. Through a
feeling of gratitude about life, it is possible to establish amor fati, which gives man
the courage to affirm oneself, by expressing his difference in the world in an
authentic way. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Amor Fati | pt_BR |
dc.subject | Diferença | pt_BR |
dc.subject | Afirmação | pt_BR |
dc.subject | Si mesmo | pt_BR |
dc.subject | Superação | pt_BR |
dc.subject | Philosophy | pt_BR |
dc.subject | Difference | pt_BR |
dc.subject | Affirmation | pt_BR |
dc.subject | Oneself | pt_BR |
dc.subject | Overcoming | pt_BR |
dc.title | Amor fati: a expressão da diferença como afirmação de si mesmo. | pt_BR |
dc.title.alternative | Amor fati: the expression of difference as an affirmation of oneself. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7658490939461797 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9798875695341483 | pt_BR |
dc.description.resumo | O propósito deste trabalho é demonstrar os efeitos do amor fati sobre a
afirmação de si pelo estímulo, por parte do mesmo, sobre a expressão da
diferença humana a partir de sua singularidade, pela coragem e autenticidade
de tornar-se quem se é. A necessidade de segurança leva o homem a acreditar
no mundo ideal, à Moral estabelecida bem como às promessas cristãs que, na
concepção do filósofo, são meramente ilusórias, na medida em que não
concedem ao homem as certezas que ele de fato quer. Contrapondo-se
fortemente aos fundamentos epistêmicos da metafísica e da Moral, com relação
à tentativa de generalizar os homens, associados aos apelos cristãos de
estabelecer uma moral de rebanho, Nietzsche oferece uma crítica implacável, na
medida em que eles inibem a expressão da diferença, pois a singularidade é
suprimida pela generalização. Nas obras Gaia Ciência (1882) e Assim Falou
Zaratustra (1883 -1885) o filósofo propugna que o homem tem o poder criador
(vis creativa) e não somente o poder de contemplação (vis contemplativa). O
mesmo pode ser constatado ao longo das missivas que Nietzsche escreve
durante o período da elaboração de Zaratustra, obra que o levará, de fato, a
consolidar o amor fati, na medida em que também irá testá-lo da forma mais
extrema, com o pensamento do Eterno Retorno, conduzindo o próprio Nietzsche
à superação, como defendemos a partir tanto da análise de suas
correspondências pessoais redigidas paralelamente à criação dos três primeiros
livros de Zaratustra, como do estudo destes. Dessa forma, a partir da verificação
da busca humana por segurança e do aparente paradoxo que implica amar um
destino que envolva, ainda que potencialmente, algum tipo de dor, procuramos
desvendar como o amor fati pode ser, ao mesmo tempo, um presente de
Nietzsche à humanidade e uma defesa para enfrentar as incertezas da vida, a
fim de libertar o homem de suas amarras. Para tanto serão abordadas questões
relativas aos tipos de amor e à capacidade de afirmar aquilo que nos repele,
como também abordaremos o sofrimento e a superação. Dessa forma, a partir
de um sentimento de gratidão sobre a vida que é possível se estabelecer o amor
fati, o qual propicia ao homem ter coragem de afirmar a si mesmo, mediante a
expressão de sua diferença no mundo, de forma autêntica. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rubira, Luis Eduardo Xavier | |