Um jardim, alguns textos, um ou mais corpos: práticas docentes nas artes...

Visualizar/ Abrir
Data
2019-11-11Autor
Santos, Marta Lizane Bottini dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa trata de assuntos relativos ao corpo, e o que demanda este
tema. Alinha-se com questões pertinentes a práticas docentes, e tenciona o
arco de questões a partir de um viés cartográfico de pesquisa. Tal estudo se
faz no Programa de Pós-graduação no Mestrado em Artes Visuais da
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, tendo o presente trabalho foi
realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. O que se pretende
ao tratar do corpo nesta pesquisa é antes de tudo, pensá-lo em sala de aula.
Se é pensado? E como? Como, por exemplo, professoras dos anos iniciais do
ensino fundamental, onde alicerço minhas bases nesta pesquisa, tratam tal
assunto, e se tratam como criam possibilidades de pensar/problematizar sobre
as práticas cotidianas de ensinar e aprender sobre este corpo. O tema é
extenso e palco para observações e discussões em muitas áreas do
conhecimento: Filosofia, Artes, Ciências Biológicas, Educação, entre outras, e,
possibilita criar linhas que escapam ao diálogo à medida que vamos
adentrando ao tema e sendo atravessados por questões inquietantes que
pedem a palavra ao tratar deste assunto, e para além das univocidades de que
tratam tais ciências. Ao passo que esta pesquisa se desenvolve surge uma
escrita que apresenta este texto como um jardim, um jardim-texto no qual
convido você leitor a caminhar por entre as leiras deste jardim-texto, um jardimtexto
movediço que construo com palavras, conceitos, flores e temperos. É
preciso salientar que ao passo que as leituras/estudos foram se constituindo,
abriram-se possibilidades de pensar o objeto de estudo sobre inúmeras
perspectivas e abordagens-modos de como poderia tratar tanto a apresentação
escrita (esta dissertação), como os conceitos que aqui abordo.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: