Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSouza, Jaison Couto de
dc.date.accessioned2020-05-22T02:41:43Z
dc.date.available2020-05-21
dc.date.available2020-05-22T02:41:43Z
dc.date.issued2019-09-02
dc.identifier.citationSOUZA, Jaison Couto de. Artefatos e “cArtografias”: o ensino da arte e a ressignificação do ambiente. 2019. 172 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5507
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a research developed in the Graduate Program in Visual Arts of the Federal University of Pelotas PPGAV / UFPel. The data produced result from pedagogical actions and aesthetic experiences experienced from the Arts classes with students of the Municipal School of Elementary Education (E.M.E.F.) Prof. Armando das Neves, in the city of São Lourenço do Sul / RS, located on the edge of the Patos Lagoon. The main objective was to promote care with the environment and, with this, the production of new looks and subjectivities. It is a research-intervention research-pedagogical, artistic and socio-environmental based on the articulation between the cartographic method (Deleuze; Guattari) and a / r / tography (Dias), which I called "ctotographies". From this perspective I present analyzes and reflections based on my autobiography, the propositions I made with my students and the artistic artifacts I have produced. The French philosopher Félix Guattari and his work "The Three Ecologies", as well as the artist and professor Dr. Paulo Damé, are fundamental references to this research, starting from the "Artifact" that is configured as an artistic reference to research. From the author's artistic production and pedagogical strategies, I developed a dialectic between the teacher and the artist that transposed the space of the classroom and the atelier and, in addition, promoted for me as for the students, reflections and a more understanding broad and critical in relation to our socio-environmental reality.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArte/educaçãopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subject"cArtografias"pt_BR
dc.subjectMicrointervenção artísticapt_BR
dc.subjectMicrointervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectArt/educationpt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectArtistic micro-interventionpt_BR
dc.subjectPedagogical micro-interventionpt_BR
dc.subjectContemporary artpt_BR
dc.titleArtefatos e “cArtografias”: o ensino da arte e a ressignificação do ambiente.pt_BR
dc.title.alternativeArtifacts and "cArtographies": The Teaching of Art and the Resignation of the Environment.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2855212952140901pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8041917371066975pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é consequência de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas PPGAV/UFPel. Os dados produzidos resultam de ações pedagógicas e experiências estéticas vivenciadas a partir das aulas de Artes com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F.) Prof. Armando das Neves, na cidade de São Lourenço do Sul/RS, situada na orla da Laguna dos Patos. O principal objetivo foi promover o cuidado com o meio ambiente e, com isto a produção de novos olhares e subjetividades. Trata-se de uma pesquisa-intervenção de cunho investigativo-pedagógico, artístico e socioambiental embasada na articulação entre o método cartográfico (Deleuze; Guattari) e a a/r/tografia (Dias), a qual denominei “cArtografias”. Nessa perspectiva apresento análises e reflexões com base na minha autobiografia, nas proposições que realizei com meus estudantes e nos artefatos artísticos por mim produzidos. São referências fundamentais a esta investigação o filósofo francês Félix Guattari e sua obra “As Três Ecologias”, bem como, o artista e professor Dr. Paulo Damé, a partir do “Artefato” que se configura como referencial artístico à pesquisa. A partir da produção artística autoral e de estratégias pedagógicas, desenvolvi uma dialética entre o professor e o artista que transpôs o espaço da sala de aula e do atelier e, além disso, promoveu tanto para mim, quanto para os estudantes, reflexões e uma compreensão mais ampla e crítica em relação a nossa realidade socioambiental.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Cláudio Tarouco de


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem