Mostrar el registro sencillo del ítem
O ateliê de conservação e restauro da Universidade Federal de Pelotas e suas ações preservacionistas.
dc.creator | Lacerda, Claudia Fontoura | |
dc.date.accessioned | 2020-05-18T23:13:12Z | |
dc.date.available | 2020-05-19 | |
dc.date.available | 2020-05-18T23:13:12Z | |
dc.date.issued | 2015-12-12 | |
dc.identifier.citation | LACERDA, Cláudia Fontoura. O ateliê de conservação e restauro da Universidade Federal de Pelotas e suas ações preservacionistas. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5417 | |
dc.description.abstract | This study is the result of a research about the actions developed in the conservation and restoration atelier, which was created by the Federal University of Pelotas in 1982 to restore the paintings of an artist from Pelotas called Leopoldo Gotuzzo, and also create the Art Museum Leopoldo Gotuzzo (MALG) and its Pinacoteca. After the first stage, the atelier continued its activities until 1992, restoring the rest of the pictorial collection of the University, arising from the School of Fine Arts of Pelotas (EBA), consisting, at that time, by the private collections of João Gomes de Mello Filho and Faustino Trápaga, and by the paintings of former students and teachers of the EBA (currently named by MALG as the EBA collection). The actions that resulted in the creation of the Atelier, were supported by the value of the pictorial collection of UFPel, which consists of part of Pelotas and the region cultural history, and also by the concern on its conservation. In the present work was made a research on the creation of the atelier, the identification of which and how many paintings were restored by defining the materials and techniques used, and on its pioneer in restoration actions in the pictorial collections in Rio Grande do Sul. In order to achieve the proposed objectives, a research in the Museum of Art Leopoldo Gotuzzo (MALG) (holder of the documentation produced in the atelier files) was done. With the aim of filling in the gaps left by the documentation, were held interviews with people involved in conservation and restoration of the pictorial collection works. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
dc.subject | Conservação | pt_BR |
dc.subject | Restauro | pt_BR |
dc.subject | Acervo pictórico | pt_BR |
dc.subject | Heritage | pt_BR |
dc.subject | Conservation | pt_BR |
dc.subject | Restoration | pt_BR |
dc.subject | Pictorial collection | pt_BR |
dc.title | O ateliê de conservação e restauro da Universidade Federal de Pelotas e suas ações preservacionistas. | pt_BR |
dc.title.alternative | The Conservation and Restoration atelier of the Federal University of Pelotas / RS and its preservationists actions. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5815338370977615 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7005320809828471 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa sobre as ações desenvolvidas no Ateliê de Conservação e Restauro criado pela Universidade Federal de Pelotas no ano de 1982 para restaurar as pinturas do artista pelotense Leopoldo Gotuzzo e, assim, poder efetivar a criação do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) e de sua Pinacoteca. Após a primeira etapa de trabalhos práticos, o Ateliê continuou suas atividades até 1992, restaurando o restante do acervo pictórico da Universidade, oriundo da Escola de Belas Artes de Pelotas (EBA), constituído na época pelas coleções particulares de João Gomes de Mello Filho e Faustino Trápaga e pelas pinturas dos ex-alunos e de professores da EBA [atualmente denominada pelo MALG como coleção EBA] As ações que resultaram na criação do Ateliê foram respaldadas pelo valor do acervo pictórico da UFPel, que é representativo de parte da história cultural da cidade de Pelotas e da região, e pela preocupação na sua conservação. No presente trabalho fez-se uma pesquisa sobre a criação do Ateliê, a identificação de quais e quantas pinturas foram restauradas, definindo os materiais e as técnicas utilizadas, e sobre o seu pioneirismo nas ações de restauro em acervos pictóricos no Rio Grande do Sul. Para alcançar os objetivos propostos pesquisou-se no arquivo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), detentor da documentação produzida no Ateliê, e, buscando preencher lacunas deixadas pela documentação, realizou-se entrevistas com pessoas envolvidas nos trabalhos de conservação e restauro das obras do acervo pictórico. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Margarete Regina Freitas |