Mostrar el registro sencillo del ítem
Arte decorativa: forros de estuques em relevo Pelotas, 1876/1911.
dc.creator | Rozisky, Cristina Jeannes | |
dc.date.accessioned | 2020-05-16T03:42:23Z | |
dc.date.available | 2020-05-14 | |
dc.date.available | 2020-05-16T03:42:23Z | |
dc.date.issued | 2014-01-23 | |
dc.identifier.citation | ROZISKY, Cristina Jeannes. Arte decorativa: forros de estuques em relevo Pelotas, 1876/1911. 2014. 184 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) – Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5385 | |
dc.description.abstract | This dissertation deals with the integrated historicist eclectic architectural heritage of Pelotas goods. Its central object embossed ornaments adorning the linings of stucco interiors of old residences of Conselheiro Francisco Antunes Maciel, the Barão de São Luis, of Francisco Alsina, and of Paço Municipal environments. Presents the origins and development of the technique of stucco. Discourse the materials used in the masses, on the instruments used for plastering and about the different techniques of stucco. Exposes the diversity of compositions and finishing of smooth stucco and its various nomenclatures. Comments on the stucco relief: on the structural process of linining as support for the ornamentations, and the molding of composite elements, modeled in loco or obtained through forms. Identifies different molds and the reliefs typologies: about the function and nature of the parts. Synthetically explains about the stucco copies in Brazil. Discourse on the Pelotas eclecticism on the builders and artificers who worked on building sites during the period. Presents the four buildings studied. Formal and iconographic/ iconologically analyzes the complex compositions developed in the ceilings of the rooms inside the buildings. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Bens integrados | pt_BR |
dc.subject | Estuques | pt_BR |
dc.subject | Ecletismo | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject | Integrated goods | pt_BR |
dc.subject | Stucco | pt_BR |
dc.subject | Eclecticism | pt_BR |
dc.subject | Cultural heritage | pt_BR |
dc.title | Arte decorativa: forros de estuques em relevo Pelotas, 1876/1911. | pt_BR |
dc.title.alternative | Decorative art: plastered plaster ceilings Pelotas, 1876/1911. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0295138039308388 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6075467816475488 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Vieira, Eduarda Moreira da Silva | |
dc.description.resumo | Esta dissertação trata dos bens integrados ao patrimônio arquitetônico historicista eclético de Pelotas. Tem como objeto central os ornamentos em relevo que decoram os forros de estuque dos ambientes interiores das antigas residências do Conselheiro Francisco Antunes Maciel, do Barão de São Luis, de Francisco Alcina, e do Paço Municipal. Apresenta as origens e o desenvolvimento da técnica do estuque. Discorre sobre os materiais empregados nas massas, sobre os instrumentos utilizados para a estucagem e sobre as diferentes técnicas da estucaria. Expõe a diversidade das composições e dos acabamentos dos estuques lisos e suas variadas nomenclaturas. Comenta sobre os estuques de relevo: sobre o processo estrutural dos forros como suporte para as ornamentações, e sobre a moldagem dos elementos compositivos, modelados in loco ou obtidos através de formas. Identifica diferentes moldes e as tipologias dos relevos: quanto à função e à natureza das peças. Explana sinteticamente sobre os exemplares da estucaria no Brasil. Disserta sobre o ecletismo pelotense e sobre os construtores e artífices que trabalharam nos canteiros de obras durante o período. Apresenta os quatro edifícios estudados. Analisa formalmente e iconográfica/iconologicamente as complexas composições desenvolvidas nos tetos das salas internas dos prédios. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Carlos Alberto Ávila |