dc.creator | Fonseca, Tales Flores da | |
dc.date.accessioned | 2020-05-13T16:51:57Z | |
dc.date.available | 2020-05-11 | |
dc.date.available | 2020-05-13T16:51:57Z | |
dc.date.issued | 2018-06-13 | |
dc.identifier.citation | FONSECA, Tales Flores da. Uma análise sociológica da homossexualidade na obra Em Nome do desejo de João Silvério Trevisan. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5321 | |
dc.description.abstract | The present work proposes to carry out an investigation about the work In the name of the Desire (1983), where it is possible to establish an imbrication between the life of Trevisan and its literary production, for dealing with a scenario that permeated his childhood, that is, the narrative is happening in a Seminary of Parents, in the space in which the author, not only lived during his childhood / adolescence, but where he began to develop his political activities. The goal is to understand how sexuality among boys is brought to discourse. We will try to emphasize the study in the scope of how the desire is sacralized by the relationship within the seminary. Thus, it is based on the understanding that desire is not abstract, in order to be subject to the limits of the norm, but that the relation between boys is taken as part of the agency that, performatively, is constituted through the norm. In this sense, the experience of the flesh is experienced, as much as sin, as part of spiritual asceticism. Taking the mystical experience as a conciliation between flesh and spirit, reflecting on the carnation of the image of Jesus in order to produce the meaning of love, affection and passion among boys in the seminary. Finally, the basis of the Trevisan experience is taken as a reference, in order to understand how belonging to a generation provided an intense political activity to posture as a critical intellectual of his time. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Desejo | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Disciplina | pt_BR |
dc.subject | Mística | pt_BR |
dc.subject | Sociology | pt_BR |
dc.subject | Desire | pt_BR |
dc.subject | Homosexuality | pt_BR |
dc.subject | Politics | pt_BR |
dc.subject | Discipline | pt_BR |
dc.subject | Mysticism | pt_BR |
dc.title | Uma análise sociológica sobre a homossexualidade na obra Em nome do desejo de João Silvério Trevisan. | pt_BR |
dc.title.alternative | A sociological analysis of homosexuality in the work In The name of the desire of João Silvério Trevisan. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4702157434075827 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1754073430664136 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe-se a realizar uma investigação acerca da obra Em nome do Desejo (1983), onde é possível estabelecer uma imbricação entre a vida de Trevisan e sua produção literária, por lidar com um cenário que permeou sua infância, isto é, a narrativa se passando em um Seminário de Padres, no espaço em que o autor, não apenas conviveu ao longo de sua infância/adolescência, mas onde passou a desenvolver suas atividades políticas. O objetivo é entender de que forma a sexualidade entre meninos é trazida ao discurso. Procuraremos enfatizar o estudo no âmbito de como o desejo é sacralizado pela relação no interior do seminário. Sendo assim, parte-se da compreensão de que o desejo não é abstrato, de modo a ser submetido ao limites da norma, mas que a relação entre meninos é tomada como parte do agenciamento que, performativamente, é constituído através da norma. Nesse sentido, a experiência da carne é vivenciada, tanto como pecado, como parte da ascese espiritual. Tomando, assim, a experiência mística como conciliação entre carne e espírito, refletindo na carnalização da imagem de Jesus de modo a produzir o significado do amor, afeto e paixão entre meninos no seminário. Por fim, toma-se como referência as bases que constituem a experiência de Trevisan, de modo a compreender como a pertença a uma geração propiciou uma intensa atividade política a postura como um intelectual crítico do seu tempo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Balieiro, Fernando de Figueiredo | |