Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorGomes, Greice Martins
dc.date.accessioned2020-05-13T16:49:11Z
dc.date.available2020-05-11
dc.date.available2020-05-13T16:49:11Z
dc.date.issued2018-02-18
dc.identifier.citationGOMES, Greice Martins. Algo dita o ritmo! O Airbnb e as representações coletivas: quando o vínculo social é marcado pelo desempenho. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5314
dc.description.abstractTechnology is directly related to consumption and the formation of collective values. This study seeks to revisit a classic concept of sociology - collective representations (DURKHEIM, 2002) - relating it to contemporary scenarios in order to understand the influence of online organizations in the construction of collective perceptions. It is from the following question that this project develops: in what way online organizations, such as Airbnb, can influence the construction of collective representations about the services they offer? The study was conducted comparing 160 online comments from Airbnb users from the cities of Porto Alegre (Brazil) and Coimbra (Portugal). This research was developed from theoretical-methodological stages in which we approach about the services of lodging and its representations from a comparison in historical terms; we present the Airbnb application and how we articulate the method - Content Analysis -, the procedures used, the central categories (proximity and security) and subcategories resulting from the observation. The deepening of the debate is based on the perspective of the adaptation of the capitalist system (BOLTANSKI; CHIAPELLO, 2009), the Enrichment Economy (BOLTANSKI; ESQUERRE, 2017), the influence of algorithmic matching (STEINER, 2017) and how these elements, together, can help us to understand the articulation of mental states of the collectivities in the contemporary scenario.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectAirbnbpt_BR
dc.subjectAvaliações on-linept_BR
dc.subjectRepresentações coletivaspt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subjectOnline customers reviewpt_BR
dc.subjectCollective representationspt_BR
dc.titleAlgo dita o ritmo! O Airbnb e as representações coletivas: quando o vínculo social é marcado pelo desempenho.pt_BR
dc.title.alternativeSomething sets the pace! Airbnb and collective representations: when the social bond is marked by performance.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0947626134336741pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7187331231544047pt_BR
dc.description.resumoA tecnologia se encontra diretamente relacionada ao consumo e a formação de valores coletivos. Este estudo busca revisitar um conceito clássico da sociologia - o de representações coletivas (DURKHEIM, 2002) - relacionando-o a cenários contemporâneos, a fim de compreendermos sobre a influência de organizações on-line na construção das percepções coletivas. É a partir da seguinte pergunta que este projeto se desenvolve: de que forma organizações on-line, como o Airbnb, podem influenciar na construção de representações coletivas sobre os serviços que oferecem? O estudo foi realizado comparando-se 160 comentários on-line de usuários do Airbnb das cidades de Porto Alegre (Brasil) e Coimbra (Portugal). Tal pesquisa foi desenvolvida a partir de etapas teórico-metodológicas nas quais abordamos sobre os serviços de hospedagem e suas representações através de uma comparação em termos históricos; apresentamos o aplicativo Airbnb e ainda como articulamos o método - a Análise de Conteúdo -, os procedimentos utilizados, as categorias centrais (proximidade e segurança) e as subcategorias resultantes da observação. O aprofundamento do debate é feito com base na perspectiva de adaptação do sistema capitalista às críticas de Boltanski e Chiapello (2009), o papel de uma Economia do Enriquecimento de Boltanski e Esquerre (2017), a influência do matching algorítmico de Steiner (2017) e como estes elementos, juntos, podem nos ajudar a compreender quanto à articulação e as subjacências que fomentam os estados mentais das coletividades no cenário contemporâneo.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Politicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Elaine da Silveira


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem