Mostrar registro simples

dc.creatorAllemand, Débora Souto
dc.date.accessioned2020-05-09T02:09:53Z
dc.date.available2020-05-07
dc.date.available2020-05-09T02:09:53Z
dc.date.issued2016-04-11
dc.identifier.citationALLEMAND, Débora Souto. Corpografias da Cidade através da Dança: o uso da rua pelo ...AVOA! Núcleo Artístico. 2016. 176 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5220
dc.description.abstractThe paper seeks to find relations between city and dance, through the project "Entre-espaços" of ...Avoa! Núcleo Artístico. The research focuses on the study of urban interventions, specifically dance, understanding that this is able to create opportunities for different city understandings and a device to desterritorialization-reterritorialization-territorialization the population, potentiating un to atent for the city space. The main objective is understanding the relation between city and dance, from the experience of ...Avoa! Núcleo Artístico. We used the cartography with method, which essentially is not validating or invalidating a situation, but the possibility of fostering new readings of urban space and, consequently, of culture and society. The methodological tools use dare: bibliographic review, interviews, urban bodygraphy and analysis of group‟s photos and videos. The paper focuses on the …AVOA!‟s study space, São Bento Street in São Paulo downtown. The theoretical review involves concepts of ritornelo, territory, urban bodygraphy, body-space, urban interventions, contemporary dance, city, space and contemporaneity, trying to relate movements of modern and postmodern society to understand the processes of subjectivity contemporaries. The research concludes that the city can be understanded also through the persons that lives her, because the principal …AVOA! creative motifs was the people ritm and movement and the sounds produced by them. The street art can be understanded as a resistance way in the capitalist contemporary city, wich is able to transform it from inside of economic and social system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectIntervenções urbanaspt_BR
dc.subject...AVOA! Núcleo Artísticopt_BR
dc.subjectSão Paulo (SP)pt_BR
dc.subjectArchitecture and Urbanismpt_BR
dc.subjectCitypt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectUrban interventionspt_BR
dc.titleCorpografias da Cidade através da Dança: o uso da rua pelo ...AVOA! Núcleo Artístico.pt_BR
dc.title.alternativeBodygraphys of the City through the Dance: the use of the street for the ...AVOA! Núcleo Artístico.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2809172806147764pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6927803856702261pt_BR
dc.description.resumoO trabalho busca encontrar algumas relações que podem ser feitas entre cidade e dança, a partir do projeto “Entre-espaços” do ...AVOA! Núcleo Artístico. A pesquisa volta-se para o estudo das intervenções urbanas, mais especificamente a dança, entendendo que essa é capaz de abrir brechas para diferentes compreensões da cidade e um dispositivo de desterritorialização-reterritorialização-territorialização dos habitantes, potencializando-os a atentar para o espaço da cidade. O principal objetivo do trabalho é compreender relações entre cidade e dança, a partir da performance do ...AVOA! Núcleo Artístico. Tem como método a Cartografia, uma metodologia em cuja essência não está a validação ou a reprovação de uma situação, mas sim a possibilidade de fomentar novas leituras do espaço urbano e, consequentemente, da cultura e da sociedade. São utilizados como instrumentos metodológicos: revisão bibliográfica, entrevistas, corpografia urbana e análise de fotos e vídeos do grupo. O trabalho volta-se para a Rua São Bento no centro da cidade de São Paulo/SP, local de estudo do grupo ...AVOA!. A revisão teórica passa por conceitos de ritornelo, território, corpografia urbana, corpo-espaço, intervenções urbanas, dança contemporânea, cidade, espaço e contemporaneidade, buscando relacionar movimentos da sociedade moderna e pós-moderna para compreender os processos de subjetivação contemporâneos. A pesquisa conclui que a cidade pode passar a ser vista também a partir das pessoas que a habitam, porque os principais motivadores de criação para o ...AVOA! foram o ritmo e o movimento das pessoas do local, bem como os sons produzidos por elas. A arte de rua passa a ser entendida como uma forma de resistência na cidade capitalista contemporânea, que é capaz de transformá-la de dentro do próprio sistema econômico e social.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Eduardo


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples