dc.creator | Carvalho, Wesley Mendes | |
dc.date.accessioned | 2020-04-29T10:38:10Z | |
dc.date.available | 2020-04-28 | |
dc.date.available | 2020-04-29T10:38:10Z | |
dc.date.issued | 2017-04-27 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Wesley Mendes. A primazia e o ordenamento da civitas em Marsílio de Pádua. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5106 | |
dc.description.abstract | Marsilius from Aristotle establish a new concept of civil community: the civitas.
However, the meaning proposed by Marsilius goes beyond the natural foundations of
Aristotle. For Marsilius a human society, or a city, is a product of human reason.
Therefore, while nature is the force that generates predispositions, it is from human reason
the force of its development. Within this proposal, he assures that the civitas only reaches
its objective like final cause if it is based on the peace. In opposition to this, Marsilius
will encounter what had become a terrible sophism: the theory of the plenitudo potestatis.
There are two opposing currents: temporal power and timeless power. The philosopher
of Padua will say that a civilization is not under the power of the ecclesia, for the civil
community is established on a sovereignty of the universitas civium. Thus the priestly
class, as all the social parts that compose the political community, must be allocated in
the office that competes to him, each one, respectively, in their task so that the city is
sufficient., that is, meeting all its demand. In no way is the reversal of roles acceptable,
as this inevitably compromises social and political organization. Civitas is a sociopolitical
concept based on the Aristotelian premise that the whole has primacy over the
parts, in no way a part can be above the whole (civitas). It is perfect because it is organized
rationally so that all parties are fulfilling their function. However, it is from discord, the
opposite of peace, the cause of its instability and civil unbalance. Just as the body needs
health to develop, so the civilian community needs balance so that men can live well. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Marsílio de Pádua | pt_BR |
dc.subject | Comunidade civil | pt_BR |
dc.subject | Civitas | pt_BR |
dc.subject | As partes sociais e ordenamento | pt_BR |
dc.subject | Civil community | pt_BR |
dc.subject | Civitas | pt_BR |
dc.subject | The social parts and ordination | pt_BR |
dc.title | A primazia e o ordenamento da civitas em Marsílio de Pádua. | pt_BR |
dc.title.alternative | The primacy and ordering of the civitas in Marsílio de Padua. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4695174319454417 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5956718110743667 | pt_BR |
dc.description.resumo | Marsílio a partir de Aristóteles estabelece um novo conceito de comunidade civil: a
civitas. No entanto, a acepção de sociedade proposta por Marsílio vai além dos
fundamentos naturalista do Estagirita. Para Marsílio a sociedade humana, ou a cidade, é
um produto da razão humana. Portanto, enquanto a natureza é a força geradora de prédisposições,
é da razão humana a força do seu desenvolvimento. Dentro dessa proposta
ele assegura que a civitas só alcança seu objetivo como causa final se estiver
fundamentada na paz. Em oposição a isso, Marsílio se deparará com aquilo que se tornara
um terrível sofisma: a teoria da plenitudo potestatis. São duas as correntes que se
contrapõem: o poder temporal e o poder atemporal. O filósofo de Pádua dirá que a civitas
não está sob o poder da ecclesia, pois a comunidade civil está estabelecida sobre a
soberania da universitas civium. Assim a classe sacerdotal como todas as partes sociais
que compõem a comunidade política deve estar alocada no ofício que lhe compete, cada
um respectivamente em sua incumbência para que a cidade seja suficiente, isto é,
atendendo toda a sua demanda. De modo algum é aceitável a inversão de papeis, pois isso
inevitavelmente compromete a organização social e política. A civitas é um conceito
sócio-político baseado na premissa aristotélica de que o todo tem a primazia sobre as
partes, de maneira nenhuma uma parte pode estar acima do todo (civitas). Ela é perfeita,
pois é organizada racionalmente de maneira que todas as partes estejam cumprindo sua
função. Entretanto, é da discórdia, o oposto a paz, a causa da sua instabilidade e
desiquilíbrio civil. Assim como o corpo precisa de saúde para se desenvolver, a
comunidade civil precisa de equilíbrio para que os homens vivam bem. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Strefling, Sérgio Ricardo | |