Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorCosta, Thaís Cristina Alves
dc.date.accessioned2020-04-24T01:59:56Z
dc.date.available2020-04-23
dc.date.available2020-04-24T01:59:56Z
dc.date.issued2015-05-22
dc.identifier.citationCOSTA, Thaís Cristina Alves. Ações afirmativas em Ronald Dworkin: os limites de sua justificação e aplicabilidade. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5056
dc.description.abstractModels of affirmative action are a kind of policy which aimed, roughly, the promotion of diversity and distribution of income between social classes to reduce or balance equality issues. Considering this contemporary social dynamics, the central aim of this paper is to analyze whether the affirmative action model, while deployment of egalitarian liberal theory of Ronald Dworkin, can be a justified alternative to solve the social imbalance present in these societies. Moreover, critically discuss the issue of affirmative action for university entrance from the thought of this author, testing their resilience in the face of criticism from Michael Sandel and Thomas Sowell. For this, different approaches will be offered to this issue given its border character and be interdisciplinary discussion. Our working hypothesis is that the best answer will be offered by considering its various elements - philosophical, legal, social and economic - from two central points: the scope of justification and the practical level. For the first, we discuss the possibility of Dworkin’s theory offers the sufficient theoretical justification for what he calls the policies, in which affirmative action model is included. For the second, we try to understand applicability of these models in their respective contexts. In short, we will seek to find out whether the affirmative action model for university admission can be justified and applied.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectAção afirmativapt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectJustiçapt_BR
dc.subjectJustificaçãopt_BR
dc.subjectAplicabilidadept_BR
dc.subjectAffirmative actionpt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectJusticept_BR
dc.subjectJustificationpt_BR
dc.subjectApplicabilitypt_BR
dc.titleAções afirmativas em Ronald Dworkin: os limites de sua justificação e aplicabilidade.pt_BR
dc.title.alternativeAffirmative actions in Ronald Dworkin: the limits of its justification and applicability.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0301338236642593pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6030637957237611pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barbosa , Evandro
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4540090727696342pt_BR
dc.description.resumoOs modelos de ações afirmativas são um tipo de política que visam, grosso modo, a promoção da diversidade e da distribuição de renda entre as camadas sociais para reduzir ou equilibrar questões de igualdade. Inserido nessa dinâmica social contemporânea, o objetivo central deste texto é analisar se o modelo de ação afirmativa, enquanto desdobramento da teoria liberal igualitária de Ronald Dworkin, consegue ser uma alternativa justificada para resolver o desequilíbrio social presente nestas sociedades. Ademais, discutiremos criticamente o problema das ações afirmativas de acesso à universidade a partir do pensamento deste autor, testando sua resiliência frente às críticas de Michael Sandel e Thomas Sowell. Para isso, diferentes enfoques serão oferecidos para esta questão dado seu caráter de fronteira e sua discussão ser interdisciplinar. Nossa hipótese de trabalho é de que a melhor resposta será oferecida pela consideração de seus vários elementos – filosóficos, jurídicos, sociais e econômicos – a partir de dois pontos centrais: o âmbito justificacional e o âmbito prático. Para o primeiro, discutiremos a possibilidade da teoria de Dworkin oferecer justificação teórica suficiente para o que ele chama de policies, na qual o modelo de ação afirmativa está incluído. Para o segundo, tentaremos compreender a aplicabilidade destes modelos em seus respectivos contextos. Em suma, buscaremos descobrir se o modelo de ação afirmativa de acesso à universidade pode ser justificado e aplicado.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Políticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferraz, Carlos Adriano


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem