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dc.creatorPadilha, Rossana Batista
dc.date.accessioned2020-04-24T01:59:19Z
dc.date.available2020-04-23
dc.date.available2020-04-24T01:59:19Z
dc.date.issued2015-03-17
dc.identifier.citationPADILHA, Rossana Batista. Hannah Arendt : o ordenamento jurídico como complemento de sociabilidade. 2015. 87 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5055
dc.description.abstractThe present investigation aims to analyze the theme: The law as a complement of sociability involved in the political thoughts of Hannah Arendt (1906-1975). According the author, the politic is the human way to live together between men and women through the management of emerging issues, without the use of repression. Furthermore, for her, the equality does not originate from the lineage, from the social status, but from the equality, in order to be able to act together. Thus, the individual has an important role to be exercised in the political sphere, as a citizen. It is needed the existence of a “public space”, as well as, that the citizens have the freedom to express themselves, can contest, discuss their ideas and ideals, without using any kind of violence, seeking, through this joint development, acquire other rights, such as, the health, the education, the habitation and the employment. For Arendt, the existence of the possibility of seeing and being seen, disagree and be able to expose it, only happen through the political coexistence, in the plurality, seeking the elaboration of rules for the organization of the group in which they live and whereby feel participants and responsible. In other words, it is an action that occurs in a publicspace of equality, while the citizens, different, as unique beings by birth, in order to obtain, even momentarily, the peace in the conviviality of the singularities.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectHannah Arendtpt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectOrdenamento jurídicopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.subjectPoliticpt_BR
dc.subjectLawpt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectSociability.pt_BR
dc.titleHannah Arendt: o ordenamento jurídico como complemento de sociabilidade.pt_BR
dc.title.alternativeHannah Arendt: the legal system as a complement to sociability.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2113698088338985pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLattesttp://lattes.cnpq.br/2113698088338985pt_BR
dc.description.resumoA presente investigação visa a analisar o tema: O ordenamento jurídico como complemento de sociabilidade no pensamento político de Hannah Arendt (1906-1975). Segundo a autora, a política é a maneira humana de convívio entre os homens e mulheres por meio do gerenciamento de questões emergentes, sem o uso de qualquer coação. Ainda, para ela, a igualdade não se origina da linhagem, do status social, mas da igualdade no sentido de poder agir em conjunto. Assim o indivíduo tem um importante papel a ser exercido na esfera política, enquanto cidadão. É preciso que haja um “espaço público”, bem como, que os cidadãos tenham a liberdade para expressar-se, podendo contestar, discutir suas ideias e ideais, sem utilizar-se de qualquer tipo de violência, buscando, por meio dessa elaboração conjunta, adquirir outros direitos, por exemplo, à saúde, à educação, à moradia, ao emprego. A existência de possibilidade de ver e ser visto, discordar e poder expor isso, para Arendt, apenas ocorre em uma convivência política, na pluralidade, buscando a elaboração de regras para a organização do grupo em que vivem e pelo qual se sentirão partícipes e responsáveis. Ou seja, é uma atitude que ocorre em um espaço público de encontro de iguais, enquanto cidadãos, diferentes, enquanto seres únicos por nascimento, a fim de conseguir, mesmo que momentaneamente, a garantia de paz no convívio das singularidades.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Políticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Schio, Sônia Maria


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