Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorBarros, Carolina Mendonça Fernandes de
dc.date.accessioned2020-04-23T03:34:18Z
dc.date.available2020-04-22
dc.date.available2020-04-23T03:34:18Z
dc.date.issued2011-06-21
dc.identifier.citationBARROS, Carolina Mendonça Fernandes de. Dobrando a arquitetura contemporânea: um estudo sobre a obra de Peter Eisenman e o uso do conceito de dobra. 2011. 174 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5038
dc.description.abstractIn avant-garde architecture, the construction of the new imperative is a radical and often is based on the destruction of the former. Since recent experiments used in contemporary architectural concepts such as fragmentation, chaos and disorder that, even within an apparent order, remain the central themes of which produce a sharp break in our habitual ways of perceiving the shape and space. In the experimentalism of Peter Eisenman, an architecture appears free of external values, talking with his independent, abstract construction and "atopic" with the idea of architecture as "writing" as opposed to architecture as "image". When viewing the works of the architect, finds that the intention is to affirm the existence of a textual place, which formerly, and projects for other architects, would be recognizable signs. From this, the research seeks to identify the problem of innovation through the use of philosophical concepts about design converted into strategies for contemporary architectural design, which influence the production of Peter Eisenman. The philosophical concept of doubles (developed by Gilles Deleuze) is one such key concepts about design recurring operations because it describes the work of the architect. The design of the City of Culture in Santiago de Compostela is considered an exemplary work, analysis of which shows the implementation of the fold for the philosophical projectual architectural field. In conclusion, there is a reflection from the case study, considering the fold in the evocation of Peter Eisenman about design processes, combined with other instruments, which characterize the architectural designs of the architect.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subjectArquitetura contemporâneapt_BR
dc.subjectEisenmanpt_BR
dc.subjectDobrapt_BR
dc.subjectContemporary architecturept_BR
dc.subjectFoldpt_BR
dc.titleDobrando a arquitetura contemporânea: um estudo sobre a obra de Peter Eisenman e o uso do conceito de dobrapt_BR
dc.title.alternativeFolding contemporary architecture: a study of Peter Eisenman's work and the use of the fold conceptpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5380077367144133pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6170072578686238pt_BR
dc.description.resumoNas arquiteturas de vanguarda, a construção do novo é um imperativo radical e frequentemente é baseada na destruição do anterior. Já as experiências arquitetônicas recentes contemporâneas usam conceitos como o da fragmentação, do caos e da desordem que, mesmo dentro de uma ordem aparente, permanecem como temas centrais, de onde produzem uma flagrante ruptura nas nossas maneiras habituais de perceber a forma e o espaço. No experimentalismo de Peter Eisenman, aparece uma arquitetura livre de valores externos, com seu falar independente, de construção abstrata e ―atópica‖, com ideia de arquitetura como "escrita", em oposição à arquitetura como ―imagem‖. Ao visualizar as obras do arquiteto, descobre-se que a intenção é afirmar a existência de um lugar textual, que outrora, para demais arquitetos e projetos, seriam signos reconhecíveis. A partir disso, a pesquisa busca identificar o problema da inovação através do uso de conceitos filosóficos convertidos em estratégias projetuais para a concepção arquitetônica contemporânea, os quais influenciam a produção de Peter Eisenman. O conceito filosófico de dobra (desenvolvido por Gilles Deleuze) é um desses conceitos-chave, porque descreve operações projetuais recorrentes na obra do arquiteto. O projeto da Cidade da Cultura em Santiago de Compostela é considerado uma obra exemplar, cuja análise evidencia a transposição da dobra filosófica para o campo projetual arquitetônico. Nas conclusões, há um exercício de reflexão a partir do caso estudado, considerando a evocação da dobra nos processos projetuais de Peter Eisenman, combinada com outros instrumentos, os quais caracterizam as concepções arquitetônicas do arquiteto.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Jantzen, Sylvio Arnoldo Dick


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem