Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSilva, Ana Cristina Rodrigues da
dc.date.accessioned2020-04-23T03:25:53Z
dc.date.available2020-04-13
dc.date.available2020-04-23T03:25:53Z
dc.date.issued2010-08-15
dc.identifier.citationSILVA, Ana Cristina Rodrigues da. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como apoio ao Ensino e Aprendizagem do Processo Projetual em Arquitetura e Design. 2010. 130f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5034
dc.description.abstractThe inclusion possibility of Information and Communication Technologies (ICTs) as a support to the teaching and learning of design process in architecture and design has been explored from different perspectives by the researchers. This study intends to contribute to the registration of new trials that can point conceptions of teaching and learning design process in architecture and design that have the support of ICT based on free software. It is established as specific focus on this research the identification of possibilities of simulation, interaction and collaboration which are provided by free platforms to support the process of the teaching and learning design. It aims to identify the possibilities of simulation, interaction and collaboration that provide ICT to support teaching and learning design process, check the attitude of the students in a situation of working together using ICTs, including, forums, and online virtual world and how the collaboration between them occurs, examine the interaction between teacher and student, in his guidance of the project; also identify where participation by students who observe these guidelines, if they interact and collaborate. These tests were carried out in two different ways PHASE VLE (Virtual Learning Environment - Moodle) and PHASE MV (Virtual World -OpenSim). The analysis results indicate, in the various aspects involved, guidelines to the teaching design, the possibility of interaction, collaboration and experimentation that ICTs, based on free platforms offer, allow them to use as support for the methodology of teaching and learning design process in architecture and design.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subjectAmbientes Virtuais de Aprendizagempt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectSoftwares livrespt_BR
dc.subjectMoodlept_BR
dc.subjectOpenSimpt_BR
dc.subjectProcesso Projetualpt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.subjectDesign Processpt_BR
dc.subjectVirtual Learning Environmentspt_BR
dc.subjectFree softwarept_BR
dc.titleTecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como apoio ao Ensino e Aprendizagem do Processo Projetual em Arquitetura e Designpt_BR
dc.title.alternativeInformation and Communication Technologies (ICTs) as a support to the Teaching and Learning of Design Process in Architecture and Design.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4817651371972115pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6453730824686103pt_BR
dc.description.resumoA possibilidade de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como apoio ao Ensino e Aprendizagem do Processo Projetual em Arquitetura e Design vem sendo explorada sob diferentes perspectivas por pesquisadores da área. Este estudo busca contribuir com o registro de novas experimentações que possam apontar concepções de ensino e aprendizagem do processo projetual em arquitetura e design, que tenham o apoio das TICs baseadas em softwares livres. Estabelece-se como diferencial para esta pesquisa a identificação das possibilidades de simulação, interação e colaboração que plataformas livres disponibilizam para apoiar o processo de ensino e aprendizagem de projeto. Busca-se: Identificar as possibilidades de simulação, interação e colaboração que TICs disponibilizam para apoiar o ensino/aprendizagem do processo projetual; Verificar a postura dos alunos numa situação de trabalho em conjunto utilizando as TICs, entre elas, fóruns e mundo virtual on line e como ocorre a colaboração entre eles; Analisar a interação entre professor e aluno, nos momentos de orientação de projeto; Identificar também qual a participação dos alunos que observam essas orientações, se eles interagem e colaboram entre si. As referidas análises realizaram-se em duas etapas distintas ETAPA AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE) e a ETAPA MV (Mundo Virtual – OpenSim). Os resultados das análises apontam, nos diferentes aspectos envolvidos, referenciais para o ensino de projeto, a possibilidade de interação, colaboração e experimentação que as TICs, baseadas em plataformas livres oferecem, possibilitarão a sua utilização como apoio a metodologia de ensino e aprendizagem do processo projetual em arquitetura e design.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Félix, Neusa Mariza Leite Rodrigues


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem