dc.creator | Silva, Ana Cristina Rodrigues da | |
dc.date.accessioned | 2020-04-23T03:25:53Z | |
dc.date.available | 2020-04-13 | |
dc.date.available | 2020-04-23T03:25:53Z | |
dc.date.issued | 2010-08-15 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Cristina Rodrigues da. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como apoio ao Ensino e Aprendizagem do Processo Projetual em Arquitetura e Design. 2010. 130f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5034 | |
dc.description.abstract | The inclusion possibility of Information and Communication Technologies (ICTs) as a support to the teaching and learning of design process in architecture and design has been explored from different perspectives by the researchers. This study intends to contribute to the registration of new trials that can point conceptions of teaching and learning design process in architecture and design that have the support of ICT based on free software. It is established as specific focus on this research the identification of possibilities of simulation, interaction and collaboration which are provided by free platforms to support the process of the teaching and learning design. It aims to identify the possibilities of simulation, interaction and collaboration that provide ICT to support teaching and learning design process, check the attitude of the students in a situation of working together using ICTs, including, forums, and online virtual world and how the collaboration between them occurs, examine the interaction between teacher and student, in his guidance of the project; also identify where participation by students who observe these guidelines, if they interact and collaborate. These tests were carried out in two different ways PHASE VLE (Virtual Learning Environment - Moodle) and PHASE MV (Virtual World -OpenSim). The analysis results indicate, in the various aspects involved, guidelines to the teaching design, the possibility of interaction, collaboration and experimentation that ICTs, based on free platforms offer, allow them to use as support for the methodology of teaching and learning design process in architecture and design. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.subject | Ambientes Virtuais de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | TICs | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Softwares livres | pt_BR |
dc.subject | Moodle | pt_BR |
dc.subject | OpenSim | pt_BR |
dc.subject | Processo Projetual | pt_BR |
dc.subject | Architecture | pt_BR |
dc.subject | Design Process | pt_BR |
dc.subject | Virtual Learning Environments | pt_BR |
dc.subject | Free software | pt_BR |
dc.title | Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como apoio ao Ensino e Aprendizagem do Processo Projetual em Arquitetura e Design | pt_BR |
dc.title.alternative | Information and Communication Technologies (ICTs) as a support to the Teaching and Learning of Design Process in Architecture and Design. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4817651371972115 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6453730824686103 | pt_BR |
dc.description.resumo | A possibilidade de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como apoio ao Ensino e Aprendizagem do Processo Projetual em Arquitetura e Design vem sendo explorada sob diferentes perspectivas por pesquisadores da área. Este estudo busca contribuir com o registro de novas experimentações que possam apontar concepções de ensino e aprendizagem do processo projetual em arquitetura e design, que tenham o apoio das TICs baseadas em softwares livres. Estabelece-se como diferencial para esta pesquisa a identificação das possibilidades de simulação, interação e colaboração que plataformas livres disponibilizam para apoiar o processo de ensino e aprendizagem de projeto. Busca-se: Identificar as possibilidades de simulação, interação e colaboração que TICs disponibilizam para apoiar o ensino/aprendizagem do processo projetual; Verificar a postura dos alunos numa situação de trabalho em conjunto utilizando as TICs, entre elas, fóruns e mundo virtual on line e como ocorre a colaboração entre eles; Analisar a interação entre professor e aluno, nos momentos de orientação de projeto; Identificar também qual a participação dos alunos que observam essas orientações, se eles interagem e colaboram entre si. As referidas análises
realizaram-se em duas etapas distintas ETAPA AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE) e a ETAPA MV (Mundo Virtual – OpenSim). Os resultados das análises apontam, nos diferentes aspectos envolvidos, referenciais para o ensino de projeto, a possibilidade de interação, colaboração e experimentação que as TICs, baseadas em plataformas livres oferecem, possibilitarão a sua utilização como apoio a metodologia de ensino e aprendizagem do processo projetual em arquitetura e design. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Félix, Neusa Mariza Leite Rodrigues | |