Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorUlguim, Daltro Lucena
dc.date.accessioned2020-04-23T02:43:26Z
dc.date.available2020-04-22
dc.date.available2020-04-23T02:43:26Z
dc.date.issued2012-07-12
dc.identifier.citationULGUIM, Daltro Lucena. Nietzsche e a transvaloração dos valores decadentes: do além-do-homem ao tipo nobre. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5032
dc.description.abstractThis research sought to address the question: "How to relate the beyond-the-man to the kind noble to discuss the conditions of possibility of transvaluation of decadent values?”. Was used the task of transvaluation as bridge towards noble values, prevailing over the other, assuming that was the link between the beyond-the-man and noble kind to discuss the conditions of possibility of overcoming the prevailing decadent current values . Nietzsche had coined the term "beyond-man" and this would be the commander in chief for the task of transvaluation, but found it difficult to create a morality of beyond-man, and even more, to make it effective. However, the concept of beyond-man served as philosophical theoretical lens to make visible the noble, as Nietzsche had already sketched the concept before. It was found that the "superior man" cannot be compared with the "beyond-man," because this is an instrument that makes visible the "noble type." The beyond-man cannot be compared with the "noble type", because from the genealogical method, Nietzsche offers better conditions for the realization of the noble values of type than the beyond-man. The "noble type" is not the "philosopher of the future," or same the "new philosophers", but provides for these conditions and tools: the noble values to effect a transvaluation of declining values. Although the philosopher of the future and noble type are free spirits, they have different functions: the philosopher of the future is a former noble values and the "noble type" is the realization of the free spirit: the concreteness of the type of noble values. Finally, all the features mentioned about the morality of the masters and moralities of the slaves are perceived by Nietzsche with special attention on building values nobleman. The new philosophers use this new way of valuing as a tool for the formation of a new type of man, the noblest type: a man of free spirit.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectTipo nobrept_BR
dc.subjectAlém-do-homempt_BR
dc.subjectTransvaloraçãopt_BR
dc.subjectEspírito Livrept_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.subjectNoble typept_BR
dc.subjectBeyond-the-manpt_BR
dc.subjectTransvaluationpt_BR
dc.subjectFree spiritpt_BR
dc.subjectNoble valuespt_BR
dc.titleNietzsche e a transvaloração dos valores decadentes: do além-do-homem ao tipo nobre.pt_BR
dc.title.alternativeNietzsche and transvaluation of decadent Values: of the beyond-the-man to the kind noble.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0471050534246713pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9512892707756969pt_BR
dc.description.resumoEssa investigação procurou resolver a questão: “Como relacionar o além-do-homem ao tipo nobre para discutir as condições de possibilidade da transvaloração dos valores vigente?”. Utilizou-se a tarefa da transvaloração como ponte, rumo a valores nobres, preponderando sobre as demais, supondo que fosse o elo entre o além-dohomem e do tipo nobre para discutir as condições de possibilidades da superação dos valores decadentes vigentes. Nietzsche havia cunhado o termo “além-dohomem” e este seria o comandante-chefe para a tarefa da transvaloração, mas encontrou dificuldades para a criação de uma moral do além-do-homem e, mais ainda, de torná-la efetiva. Todavia, o conceito do além-do-homem serviu como lente teórica filosófica para tornar visível o nobre, pois Nietzsche já havia esboçado antes o conceito. Verificou-se que o “homem superior”, não pode ser comparado com o “além-do-homem”, porque este é um instrumento que torna visível o “tipo nobre”. O além-do-homem não pode ser comparado com o “tipo nobre”, porque a partir do método genealógico, Nietzsche oferece melhores condições para a efetivação dos valores do tipo nobre do que os do além-do-homem. O “tipo nobre” não é o “filósofo do futuro”, ou mesmo os “novos filósofos”, mas forneçe para estes as condições e ferramentas: os valores nobres para efetivar a transvaloração dos valores decadentes. Embora o filósofo do futuro e o tipo nobre sejam espíritos livres, eles têm funções diferentes: o filósofo do futuro é um formador de valores nobres e o “tipo nobre” é a efetivação do espírito livre: a concretude dos valores de tipo nobre. Por fim, todas as características citadas sobre a moral dos senhores e moral dos escravos são percebidas com especial atenção por Nietzsche na construção de valores do homem nobre. Os novos filósofos utilizarão este novo modo de valorar como ferramenta para a formação de um novo tipo de homem, o tipo nobre: um homem de espírito livre.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Políticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Araldi, Clademir Luís


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem