dc.creator | Ulguim, Daltro Lucena | |
dc.date.accessioned | 2020-04-23T02:43:26Z | |
dc.date.available | 2020-04-22 | |
dc.date.available | 2020-04-23T02:43:26Z | |
dc.date.issued | 2012-07-12 | |
dc.identifier.citation | ULGUIM, Daltro Lucena. Nietzsche e a transvaloração dos valores decadentes: do além-do-homem ao tipo nobre. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5032 | |
dc.description.abstract | This research sought to address the question: "How to relate the beyond-the-man to
the kind noble to discuss the conditions of possibility of transvaluation of decadent
values?”. Was used the task of transvaluation as bridge towards noble values,
prevailing over the other, assuming that was the link between the beyond-the-man
and noble kind to discuss the conditions of possibility of overcoming the prevailing
decadent current values . Nietzsche had coined the term "beyond-man" and this
would be the commander in chief for the task of transvaluation, but found it difficult to
create a morality of beyond-man, and even more, to make it effective. However, the
concept of beyond-man served as philosophical theoretical lens to make visible the
noble, as Nietzsche had already sketched the concept before. It was found that the
"superior man" cannot be compared with the "beyond-man," because this is an
instrument that makes visible the "noble type." The beyond-man cannot be compared
with the "noble type", because from the genealogical method, Nietzsche offers better
conditions for the realization of the noble values of type than the beyond-man. The
"noble type" is not the "philosopher of the future," or same the "new philosophers", but
provides for these conditions and tools: the noble values to effect a transvaluation of
declining values. Although the philosopher of the future and noble type are free
spirits, they have different functions: the philosopher of the future is a former noble
values and the "noble type" is the realization of the free spirit: the concreteness of the
type of noble values. Finally, all the features mentioned about the morality of the
masters and moralities of the slaves are perceived by Nietzsche with special attention
on building values nobleman. The new philosophers use this new way of valuing as a
tool for the formation of a new type of man, the noblest type: a man of free spirit. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Tipo nobre | pt_BR |
dc.subject | Além-do-homem | pt_BR |
dc.subject | Transvaloração | pt_BR |
dc.subject | Espírito Livre | pt_BR |
dc.subject | Valores | pt_BR |
dc.subject | Noble type | pt_BR |
dc.subject | Beyond-the-man | pt_BR |
dc.subject | Transvaluation | pt_BR |
dc.subject | Free spirit | pt_BR |
dc.subject | Noble values | pt_BR |
dc.title | Nietzsche e a transvaloração dos valores decadentes: do além-do-homem ao tipo nobre. | pt_BR |
dc.title.alternative | Nietzsche and transvaluation of decadent Values: of the beyond-the-man to the kind noble. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0471050534246713 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9512892707756969 | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa investigação procurou resolver a questão: “Como relacionar o além-do-homem
ao tipo nobre para discutir as condições de possibilidade da transvaloração dos
valores vigente?”. Utilizou-se a tarefa da transvaloração como ponte, rumo a valores
nobres, preponderando sobre as demais, supondo que fosse o elo entre o além-dohomem
e do tipo nobre para discutir as condições de possibilidades da superação
dos valores decadentes vigentes. Nietzsche havia cunhado o termo “além-dohomem”
e este seria o comandante-chefe para a tarefa da transvaloração, mas
encontrou dificuldades para a criação de uma moral do além-do-homem e, mais
ainda, de torná-la efetiva. Todavia, o conceito do além-do-homem serviu como lente
teórica filosófica para tornar visível o nobre, pois Nietzsche já havia esboçado antes o
conceito. Verificou-se que o “homem superior”, não pode ser comparado com o
“além-do-homem”, porque este é um instrumento que torna visível o “tipo nobre”. O
além-do-homem não pode ser comparado com o “tipo nobre”, porque a partir do
método genealógico, Nietzsche oferece melhores condições para a efetivação dos
valores do tipo nobre do que os do além-do-homem. O “tipo nobre” não é o “filósofo
do futuro”, ou mesmo os “novos filósofos”, mas forneçe para estes as condições e
ferramentas: os valores nobres para efetivar a transvaloração dos valores
decadentes. Embora o filósofo do futuro e o tipo nobre sejam espíritos livres, eles
têm funções diferentes: o filósofo do futuro é um formador de valores nobres e o “tipo
nobre” é a efetivação do espírito livre: a concretude dos valores de tipo nobre. Por
fim, todas as características citadas sobre a moral dos senhores e moral dos
escravos são percebidas com especial atenção por Nietzsche na construção de
valores do homem nobre. Os novos filósofos utilizarão este novo modo de valorar
como ferramenta para a formação de um novo tipo de homem, o tipo nobre: um
homem de espírito livre. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Política | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Araldi, Clademir Luís | |