Universidade, lugar e cotidiano: histórias de vida na trajetória educacional de alunos com deficiência física

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Data
2018-05-18Autor
Alexandre, Juliandersson Victoria
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Ao longo de nossa vida vamos construindo uma concepção do espaço bem particular. No caso das pessoas com deficiência física a relação sujeito-espaço é intrínseca ao ato de pensar e agir, havendo uma necessidade de conhecer e decifrar os ambientes antes de se apropriar dos mesmos. A temática da dissertação aborda a inclusão dessas pessoas com deficiência física na educação superior, tendo como recorte espacial a Universidade Federal de Pelotas/RS. O objetivo geral desta pesquisa de dissertação de mestrado do Programa de Pós graduação em Geografia da UFPel foi a de a analisar a trajetória de alunos com deficiência física motora até o ensino superior e sua relação com o Lugar na prática de sua vida
cotidiana universitária. Para possibilitar a investigação traçou-se alguns objetivos específicos que auxiliaram na pesquisa como: destacar o contexto da inclusão na educação brasileira e seu debate na universidade relativo á inclusão no ensino superior; investigar onde se encontram na Universidade os alunos com deficiência física motora; verificar quais as contribuições do estudo do Lugar como categoria de análise para esta temática; compreender como os alunos com deficiência física caracterizam os lugares de acordo com sua autonomia e afetividade, avaliando como os lugares influenciam ou influenciaram na superação de obstáculos durante sua caminhada até o momento atual do ensino superior.O método da pesquisa foi o autobiográfico com questões metodológicas de investigação relacionadas a História de vida dos participantes da pesquisa, utilizou-se com fontes de coleta de dados
dois momentos distintos: as narrativas autobiográfica com a proposta de resgatar a trajetória deste aluno em sua educação básica e, em um segundo momento as entrevistas narrativas, destacando através de questões orientadoras esta caminhada e as perspectivas destes alunos na educação superior em seus respectivos cursos da UFPel. Como critério de análise buscou-se evidenciar aspectos das narrativas e
das entrevistas que demonstraram como os espaços acadêmicos proporcionam a autonomia e a segurança para os alunos com deficiência física motora, possibilitando que o deficiente físico estabeleça relações de pertencimento com a Universidade, ou seja, que ele percebe o ensino superior como um Lugar– Universidade e, que por sua vez fortalece questões voltadas as suas vivências e experiências, tendo como recorte da pesquisa a Universidade Federal de Pelotas. O resultado demonstrou a relevância do conceito de Lugar como um fator de acesso e permanência na universidade, capaz de promover perspectivas profissionais e pessoais a partir do ―olhar‖ das pessoas com deficiência e seu entendimento de inclusão a partir de suas necessidades.
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