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dc.creatorSaldanha, Mário Roberto de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2019-07-16T14:13:44Z
dc.date.available2019-07-16T14:13:44Z
dc.date.issued2019-07-09
dc.identifier.citationSALDANHA, Mário Roberto de Freitas. Redução do Tempo de Codificação de Mapas de Profundidade do 3D-HEVC Usando Árvores de Decisão Estáticas Construídas Através de Data Mining. 2018. 101f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Computação, Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4560
dc.description.abstractThis dissertation presents a solution for time reduction in 3D-High Efficiency Video Coding (3D-HEVC) depth maps coding. With the insertion of depth maps in 3D-HEVC was possible significantly reduce the size of the encoded and transmitted video. However, the depth maps should be efficiently encoded for generating synthesized views with good visual quality. In addition to the tools used to encode texture data, the 3D-HEVC adds new tools developed for encoding depth maps evaluating many block sizes and encoding modes generating a high computational cost. This work proposes an approach, which uses data mining technique for training six decision trees with information extracted from reference software 3D-HEVC Test Model (3D-HTM) 16.0. Each decision tree is responsible to decide if the evaluated Coding Unit (CU) should be divided into smaller sizes. The decision trees were constructed for Coding Units (CUs) sizes 64×64, 32×32 and 16×16 and three decision trees are specialized for I-frames and three specialized for P- and B-frames. When evaluating the solution with 3D-HTM 16.0 was possible to save 52% of total execution time with a negligible impact in Bjontegaard Delta-rate (BD-rate) of 0.18%, when compared to 3D-HTM without modifications. Besides, the results demonstrated that the solution outperformed the related works.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCodificação de vídeo 3Dpt_BR
dc.subject3D-HEVCpt_BR
dc.subjectRedução do tempo de codificaçãopt_BR
dc.subjectMapas de profundidadept_BR
dc.subjectMineração de dadospt_BR
dc.subject3D video codingpt_BR
dc.subject3D-HEVCpt_BR
dc.subjectCoding time reductionpt_BR
dc.subjectDepth mapspt_BR
dc.subjectData miningpt_BR
dc.titleRedução do tempo de codificação de mapas de profundidade do 3D-HEVC usando árvores de decisão estáticas construídas através de Data Miningpt_BR
dc.title.alternativeTime Reduction on 3D-HEVC Depth Maps Coding using Static Decision Trees Built Through Data Miningpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2632487542026298pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9604735363839730pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marcon, César Augusto Missio
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8611020242763828pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Porto, Marcelo Schiavon
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5741927083446578pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma solução para redução do tempo de codificação dos mapas de profundidade no 3D-High Efficiency Video Coding (3D-HEVC). Com a inserção dos mapas de profundidade no 3D-HEVC é possível reduzir significativamente o tamanho do vídeo codificado e transmistido para o decodificador. No entanto, os dados dos mapas de profundidade devem ser codificados de forma eficiente para que seja possível gerar as vistas sintetizadas com boa qualidade visual. Além das ferramentas utilizadas para codificar os dados de textura, o 3D-HEVC adiciona novas ferramentas desenvolvidas para codificação dos mapas de profundidade avaliando diversos tamanhos de blocos e modos de codificação, e isso gera um alto custo computacional. Este trabalho propõe uma abordagem com a utilização da mineração de dados para treinar seis árvores de decisão com informações extraídas do software de referência 3D-HEVC Test Model (3D-HTM) 16.0. Cada árvore de decisão é responsável por decidir se a Unidade de Codificação (UC) que está sendo codificada deve ser dividida em tamanhos menores. As árvores de decisão foram construídas para tamanhos de UCs 64×64, 32×32 e 16×16 e três árvores de decisão são especializadas para quadros I e três especializadas para quadros P e B. Avaliando a solução com o 3D-HTM 16.0 foi possível alcançar uma redução no tempo total de execução de 52% com um impacto desprezível de 0,18% considerando o Bjontegaard Delta-rate (BD-rate), quando comparado ao 3D-HTM sem modificações. Além disso, os resultados demonstraram que a solução supera os resultados alcançados pelos trabalhos relacionados.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Tecnológicopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Agostini, Luciano Volcanpt_BR


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