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dc.contributor.advisorFerreira, Maira
dc.creatorPenteado, Rosemeri Cavalheiro
dc.date.accessioned2019-05-28T12:26:20Z
dc.date.available2019-05-23
dc.date.available2019-05-28T12:26:20Z
dc.date.issued2018-07-03
dc.identifier.citationPENTEADO, Rosemeri Cavalheiro. A supervalorização da prática como enunciado da docência na Educação Infantil. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado no Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional, Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4456
dc.description.abstractThe present work, which the research is centered in the speeches that contribute to the Early childhood education and to the teaching in of early childhood education municipal schools (ECEMS) of the city of Pelotas, as well as in the practices carried out at the schools, has as general goal to understand what constitutes the early childhood education as a place of care and education and its effects in teacher’s identity and practices. With this in mind, throughout the work we presented passages containing the history about the creation of Early Childhood Education schools, the creation of childhood and of cultural representations of teaching in this first stage of schooling, seeking to show the historical understanding associated with the care of small children. Having discourse and discursive practice as a theoretical and methodological principle, we considered such conceptions as instituting meaning on our object of study and, from this, we carry out research actions that were planned as follows: study of official documents related to the Early Childhood Education, exploratory study and application of a semi structured questionnaire to the teachers, analysis of videos of practices carried out by the teachers with their classes and interview with the teachers who produced the videos. Twenty-two teachers participated in the study, from three ECEMSs from the city of Pelotas. It allowed to show the teachers' perceptions about their professional training in undergraduate and secondary level courses, involving the knowledge of the training and the knowledge of the practice, being the statement of the overvaluation of the practice, to the detriment of the theory, recurrent in the speeches of these teachers, making it necessary to propose the reflection on the problematic dichotomy theory versus practice, as a way of marking Early Childhood Education as a space and time for the integral formation of children. In this sense, as an educational product of this master's thesis, we propose the organization of a continuing education course for teachers of ECEMSs, considering the results of the research and proposing a reflection on the practices carried out in schools, in relation to their educational potential to promote the development of the child.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação e identidade docentept_BR
dc.subjectDiscursospt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectTeacher training and identitypt_BR
dc.subjectSpeechespt_BR
dc.titleA supervalorização da prática como enunciado da docência na educação infantil.pt_BR
dc.title.alternativeThe practical overvaluation as enunciated in teaching in the early childhood education.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3829952468138574pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6651438005482161pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, cuja questão de pesquisa está centrada nos discursos que constituem a Educação Infantil e a docência em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da cidade de Pelotas, bem como nas práticas realizadas na escola, tem como objetivo geral compreender a constituição da Educação Infantil como espaço de cuidado e educação e seus efeitos na identidade docente e nas práticas das professoras. Com este intuito, ao longo do trabalho, apresentamos passagens sobre a história de criação das escolas de Educação Infantil, de criação da infância, e de representações culturais da docência nesta primeira etapa da escolarização, procurando mostrar a compreensão histórica associada ao cuidado de crianças pequenas. Tendo o discurso e a prática discursiva como princípio teórico e metodológico, consideramos tais concepções como instituidores de significado sobre o nosso objeto de estudo e, a partir disso, realizamos ações de pesquisa que foram planejadas do seguinte modo: estudo de documentos oficiais referentes à Educação Infantil, estudo exploratório e aplicação de um questionário semiestruturado às professoras, análise de vídeos de práticas realizadas pelas docentes com suas turmas e entrevista com as professoras que produziram os vídeos. Participaram da pesquisa 22 professoras, de três EMEIs da cidade de Pelotas. A mesma, possibilitou mostrar as percepções das professoras sobre a sua formação profissional em cursos de graduação e de nível médio, envolvendo os conhecimentos da formação e os conhecimentos da prática, sendo o enunciado da supervalorização da prática, em detrimento da teoria, recorrente nas falas destas docentes, tornando necessário propor a reflexão sobre a problemática dicotomia teoria versus prática, como forma de marcar a Educação Infantil como espaço e tempo de formação integral das crianças. Nesse sentido, como produto educacional desta dissertação de mestrado, propomos a organização de um curso de formação continuada para professoras de EMEIs, considerando os resultados da pesquisa e propondo a reflexão sobre as práticas realizadas nas escolas, em relação ao seu potencial educativo para promover o desenvolvimento integral da criança.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesPENTEADO, Rosemeri Cavalheiro. A supervalorização da prática como enunciado da docência na Educação Infantil. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado no Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática- Mestrado Profissional, Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018.pt_BR


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