dc.contributor.advisor | Rodriguez, Rita de Cássia Morem Cóssio | |
dc.creator | Rodrigues, Lidiane Bilhalva | |
dc.date.accessioned | 2019-05-28T12:23:20Z | |
dc.date.available | 2019-05-23 | |
dc.date.available | 2019-05-28T12:23:20Z | |
dc.date.issued | 2018-04-10 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Lidiane Bilhalva. A deficiência visual e o ensino de ciências biológicas: uma investigação da Educação Básica ao Ensino Superior, 2018. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4452 | |
dc.description.abstract | The present dissertation was constructed in the Masters Course of the Graduate Program in Teaching of Sciences and Mathematics of the Federal University of Pelotas. The research was based on the investigation of how the teaching of Biological Sciences from basic education to higher education for students with Visual Deficiency, highlighting the main challenges encountered by students and teachers. In the course of the research it was possible to discuss topics such as: accessibility in school, lack of training of teachers, assistive technologies used, lack of adapted materials in classrooms. In order to anchor the research, the studies of Silva (2014), Azevedo (2012), Guimarães (2014), Franco and Dias (2005), Rosseto (2009) and Mansini (1994) were used, without prejudice to numerous other contributions. The research was defined as a qualitative research, with exploratory research objectives, having as technical procedures the field study and the development that occurred through interviews, with semi-structured questionnaires, carried out with students with visual deficiencies of elementary, middle and high school education and with biological Science Teachers, of both levels. After data collection, content analysis was used as a strategy to analyze the content, inferring from emerging categories and subcategories the need for continuing education for teachers about visual impairment and teaching of biological sciences in order to improve the use and creation of assistive technologies, adapted materials and assessments and learning difficulties of students with DV in the contents of biological sciences. As a product of this dissertation, a support notebook was created with theoretical-practical orientations and suggestions of lessons with adapted material. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Estudantes com deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências biológicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Students with visual impairment | pt_BR |
dc.subject | Teaching of biological sciences | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.title | A deficiência visual e o ensino de ciências biológicas: uma investigação da Educação Básica ao Ensino Superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Visual deficiency and teaching of biological sciences: an investigation of basic education to higher education | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9164906026053399 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9199716328773316 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Carlan, Francele de Abreu | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9327222157358583 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação foi construída no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa pautou-se na investigação de como se dá o ensino de Ciências Biológicas da Educação Básica ao Ensino Superior para estudantes com Deficiência Visual, ressaltando os principais desafios encontrados pelos estudantes e professores. No decorrer da pesquisa foi possível discutir temas como: a acessibilidade no âmbito escolar, a falta de formações aos professores, os recursos de tecnologia assistiva utilizados e a carência de materiais adaptados nas aulas. Para ancorar a pesquisa utilizaram-se os estudos de Silva (2014), Azevedo (2012), Guimarães (2014), Franco e Dias (2005), Rosseto (2009), Mansini (1994), sem prejuízo de inúmeras outras contribuições. A investigação se definiu como uma pesquisa qualitativa, com objetivos de pesquisa exploratória, tendo como procedimentos técnicos o estudo de campo e o desenvolvimento que se deu através de entrevistas, com questionários semiestruturados, realizadas com estudantes com deficiência visual do ensino fundamental, médio e superior e com professores de Ciências Biológicas, de ambos os níveis. Após a coleta de dados, usou-se como estratégia a ser analisada, a análise de conteúdo, inferindo-se diante das categorias e subcategorias emergentes a necessidade da formação continuada para professores sobre deficiência visual e o ensino de ciências biológicas, a fim de melhorar o uso e criação de recursos de tecnologia assistiva, materiais adaptados, avaliações e as dificuldades de aprendizagem dos estudantes com DV nos conteúdos de ciências biológicas. Como produto desta dissertação, foi criado um caderno de apoio com orientações teórico-práticas e sugestões de aulas com material adaptado. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | RODRIGUES, Lidiane Bilhalva. A deficiência visual e o ensino de ciências biológicas: uma investigação da Educação Básica ao Ensino Superior, 2018. 106f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |