Show simple item record

dc.contributor.advisorRodriguez, Rita de Cássia Morem Cóssio
dc.creatorRodrigues, Lidiane Bilhalva
dc.date.accessioned2019-05-28T12:23:20Z
dc.date.available2019-05-23
dc.date.available2019-05-28T12:23:20Z
dc.date.issued2018-04-10
dc.identifier.citationRODRIGUES, Lidiane Bilhalva. A deficiência visual e o ensino de ciências biológicas: uma investigação da Educação Básica ao Ensino Superior, 2018. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4452
dc.description.abstractThe present dissertation was constructed in the Masters Course of the Graduate Program in Teaching of Sciences and Mathematics of the Federal University of Pelotas. The research was based on the investigation of how the teaching of Biological Sciences from basic education to higher education for students with Visual Deficiency, highlighting the main challenges encountered by students and teachers. In the course of the research it was possible to discuss topics such as: accessibility in school, lack of training of teachers, assistive technologies used, lack of adapted materials in classrooms. In order to anchor the research, the studies of Silva (2014), Azevedo (2012), Guimarães (2014), Franco and Dias (2005), Rosseto (2009) and Mansini (1994) were used, without prejudice to numerous other contributions. The research was defined as a qualitative research, with exploratory research objectives, having as technical procedures the field study and the development that occurred through interviews, with semi-structured questionnaires, carried out with students with visual deficiencies of elementary, middle and high school education and with biological Science Teachers, of both levels. After data collection, content analysis was used as a strategy to analyze the content, inferring from emerging categories and subcategories the need for continuing education for teachers about visual impairment and teaching of biological sciences in order to improve the use and creation of assistive technologies, adapted materials and assessments and learning difficulties of students with DV in the contents of biological sciences. As a product of this dissertation, a support notebook was created with theoretical-practical orientations and suggestions of lessons with adapted material.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiência visualpt_BR
dc.subjectEnsino de ciências biológicaspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectStudents with visual impairmentpt_BR
dc.subjectTeaching of biological sciencespt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.titleA deficiência visual e o ensino de ciências biológicas: uma investigação da Educação Básica ao Ensino Superiorpt_BR
dc.title.alternativeVisual deficiency and teaching of biological sciences: an investigation of basic education to higher educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9164906026053399pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9199716328773316pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carlan, Francele de Abreu
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9327222157358583pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi construída no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa pautou-se na investigação de como se dá o ensino de Ciências Biológicas da Educação Básica ao Ensino Superior para estudantes com Deficiência Visual, ressaltando os principais desafios encontrados pelos estudantes e professores. No decorrer da pesquisa foi possível discutir temas como: a acessibilidade no âmbito escolar, a falta de formações aos professores, os recursos de tecnologia assistiva utilizados e a carência de materiais adaptados nas aulas. Para ancorar a pesquisa utilizaram-se os estudos de Silva (2014), Azevedo (2012), Guimarães (2014), Franco e Dias (2005), Rosseto (2009), Mansini (1994), sem prejuízo de inúmeras outras contribuições. A investigação se definiu como uma pesquisa qualitativa, com objetivos de pesquisa exploratória, tendo como procedimentos técnicos o estudo de campo e o desenvolvimento que se deu através de entrevistas, com questionários semiestruturados, realizadas com estudantes com deficiência visual do ensino fundamental, médio e superior e com professores de Ciências Biológicas, de ambos os níveis. Após a coleta de dados, usou-se como estratégia a ser analisada, a análise de conteúdo, inferindo-se diante das categorias e subcategorias emergentes a necessidade da formação continuada para professores sobre deficiência visual e o ensino de ciências biológicas, a fim de melhorar o uso e criação de recursos de tecnologia assistiva, materiais adaptados, avaliações e as dificuldades de aprendizagem dos estudantes com DV nos conteúdos de ciências biológicas. Como produto desta dissertação, foi criado um caderno de apoio com orientações teórico-práticas e sugestões de aulas com material adaptado.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesRODRIGUES, Lidiane Bilhalva. A deficiência visual e o ensino de ciências biológicas: uma investigação da Educação Básica ao Ensino Superior, 2018. 106f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record