Mostrar el registro sencillo del ítem
A mobilização do pensamento algébrico através da resolução de problemas enxadrísticos
dc.contributor.advisor | Fonseca, Márcia Souza da | |
dc.creator | Marques, Bianca Medeiros | |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T13:39:22Z | |
dc.date.available | 2019-05-07 | |
dc.date.available | 2019-05-08T13:39:22Z | |
dc.date.issued | 2018-10-19 | |
dc.identifier.citation | MARQUES, Bianca Medeiros. A mobilização do pensamento algébrico através da resolução de problemas enxadrísticos. 2018. 94f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4440 | |
dc.description.abstract | This master’s dissertation reports a research that aimed to analyze the algebraic thought that the Chess Game mobilizes in girls and boys through the resolution of the chess problems. Such analysis was made through observations of the students’ participants Language games. The theoretical frameworks that support this study are anchored in the Ethnomathematics in Language Games and in algebraic thought. The Algebraic thinking was relevant in this work in the sense of showing the possibilities of its manifestation, in addition to the work in school mathematics. The research was carried out with a group of students from elementary School. Algebraic thinking, using of standards and regularities; using of symbolism; construction and analysis of hypotheses and (re) doing strategies had being used during the analysis; abstraction and generalization-to point evidence of this mobilization. With this study it was possible to notice importance of considering cultural aspects that mathematics does, and not just the one worked in school. When dialoguing with Ethnomathematics this study approached the students in another way of doing math, in this case, the one existing in the Chess Game. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Jogo de xadrez | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Pensamento algébrico | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Chess game | pt_BR |
dc.subject | Troubleshooting | pt_BR |
dc.subject | Algebraic thought | pt_BR |
dc.subject | Ethnomathematics | pt_BR |
dc.subject | Language games | pt_BR |
dc.title | A mobilização do pensamento algébrico através da resolução de problemas enxadrísticos | pt_BR |
dc.title.alternative | The mobilization of algebraic thinking through the resolution of chess problems. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8816762259648615 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7950804967345359 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação relata uma pesquisa que objetivou analisar o pensamento algébrico que o Jogo de Xadrez mobiliza em meninas e meninos através da resolução de problemas enxadrísticos de xeque-mate. Tal análise foi feita mediante observações dos Jogos de Linguagem dos alunos participantes. Os referenciais teóricos que sustentam esse estudo estão ancorados na Etnomatemática, nos Jogos de Linguagem e no pensamento algébrico. O pensamento algébrico foi relevante neste trabalho no sentido de mostrar outras possibilidades de sua manifestação, além do trabalho realizado na matemática escolar. A pesquisa foi realizada com um grupo de alunos de ensino fundamental. Durante a análise, foram utilizados elementos caracterizadores do pensamento algébrico – utilização de padrões e regularidades; utilização de simbolismo; construção e análise de hipóteses e (re)construção de estratégias; abstração e generalização – para apontar indícios dessa mobilização. Com esse estudo foi possível perceber a importância de considerar aspectos culturais que atentem para outras matemáticas que não, somente, a trabalhada na escola. Ao dialogar com a Etnomatemática, esse estudo aproximou os alunos de outra forma de fazer matemática, no caso, a existente no Jogo de Xadrez. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | MARQUES, Bianca Medeiros. A mobilização do pensamento algébrico através da resolução de problemas enxadrísticos. 2018. 94f. Dissertação. Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGECM: Dissertações e Teses [139]
Dissertações