dc.contributor.advisor | Silveira, Denise Nascimento | |
dc.creator | Santos, André Laurence Freitas dos | |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T13:37:57Z | |
dc.date.available | 2019-05-07 | |
dc.date.available | 2019-05-08T13:37:57Z | |
dc.date.issued | 2017-12-22 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, André Laurence Freitas dos Santos. Impactos e possibilidades da formação continuada de professores : um estudo de caso na região de Camaquã. Orientadora: Denise Nascimento Silveira. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4438 | |
dc.description.abstract | In this thesis, I present the results of a qualitative research carried out through the case study, in the post graduation course in Campus Camaqua: Specialization in Teaching Practice: Educating by research. The objective of this research is to investigate the impacts and possibilities of continuing teacher education in the region of Camaquã, through a case study of the Specialization Course in Science Teaching: Educating for Research, starting from this question: What possible influences and impacts that this Specialization, focused on educating by the research, cause in the professional performance of these teachers in the classroom? The beginning of the research was done through Documentary Analysis among the letters of intention written by the subjects (Annex 1), used in the selection process for admission to the Specialization course. After completing the specialization, I requested, by e-mail (appendix A), the finalists to write another text, talking about how the course had influenced their lives and professional practices, and of the 24 graduates only 06 returned with the texts requested. My intention, with the reading of the letters, was to know the subjects and obtain indications that allowed me a previous selection of those who would participate in this study. Only six subjects answered the request, and of these six, five accepted to participate in the study. In this way, I delimited my sample and did the narrative interviews. For interpretation of data I will use the Discursive Textual Analysis method (Moraes and Galiazzi, 2011). The theoretical basis of this work was based on Edgar Morim's conceptions about the world and the need to adapt to the complex, Maurice Tardif, Antonio Nóvoa and Francisco Imbernón, on the teaching profession and its process of continuous formation, Pedro Demo and Maria do Carmo Galliazi on the Educate for Research method and a brief history of the art of teaching based on the researches of Dermeval Saviani and Otaíza Romanelli, as well as other authors and documents that will serve as a theoretical basis for the development of this study. As a conclusion of the study, I found satisfactory results that value continuous education in the modality of education through research, reinforcing the institutional proposal to continue this specialization. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | Educar pela pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Continuing teacher education | pt_BR |
dc.subject | Educate by research | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | pt_BR |
dc.title | Impactos e possibilidades da formação continuada de professores : um estudo de caso na região de Camaquã | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2369429717303688 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866864802999230 | pt_BR |
dc.description.resumo | Na presente dissertação, apresento os resultados de uma pesquisa qualitativa e realizada através do estudo de caso, e que tem por objetivo investigar os impactos e as possibilidades da formação continuada de professores na região de Camaquã/RS, através do curso de Especialização em Ensino de Ciências: Educar Pela Pesquisa; partindo do seguinte questionamento: “Quais as possíveis influências e impactos que esta Especialização, com foco no educar pela pesquisa, causou na atuação profissional destes professores em sala de aula?”. O início da pesquisa se deu através de Análise Documental entre as cartas de intenção escritas pelos sujeitos (Anexo 1), as quais são utilizadas no processo seletivo para ingresso no curso acima citado. Após o término da Especialização, solicitei, por e-mail (apêndice A), aos concluintes que escrevessem outro texto, falando sobre a forma como o curso havia influenciado suas vidas e práticas profissionais; sendo que dos 24 concluintes somente seis retornaram com os textos solicitados. Minha intenção com a leitura das cartas foi a de conhecer os sujeitos e obter indícios que me propiciassem uma seleção prévia dos mesmos, delimitando assim, os que iriam participar desse estudo. Dos seis que responderam a solicitação, somente cinco aceitaram participar do presente estudo. Desta forma, delimitei minha amostra e parti para a realização das entrevistas narrativas. Com isso, para a interpretação de dados, empregarei o método de Análise Textual Discursiva (Moraes e Galiazzi, 2011). Ademais, a base teórica deste trabalho é embasada nas concepções de Edgar Morim, sobre o mundo e a necessidade de adaptação ao complexo; Maurice Tardif, Antonio Nóvoa e Francisco Imbernón, sobre a profissão docente e seu processo de formação continuada; Pedro Demo e Maria do Carmo Galliazi, sobre o método Educar pela Pesquisa e um breve histórico da arte de ensinar pautado nas pesquisas de Dermeval Saviani e Otaíza Romanelli; entre outros autores e documentos. Como conclusão do trabalho, encontrei resultados satisfatórios que valorizam a formação continuada na modalidade do educar pela pesquisa, reforçando a proposta institucional de dar continuidade a essa Especialização. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |