dc.creator | Amorim Júnior, Flávio Michelazzo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T13:16:42Z | |
dc.date.available | 2019-05-03 | |
dc.date.available | 2019-05-08T13:16:42Z | |
dc.date.issued | 2018-04-10 | |
dc.identifier.citation | AMORIM Jr, Flávio Michelazzo. Homo Selfies – Da apropriação de imagens digitais à pintura: Retratos de autorretratos contemporâneos. 2018, 131f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4420 | |
dc.description.abstract | The present work encompasses my research of Masters in Visual Arts in the line of Processes of Creation and Poetics of the Daily Life. The title of the paper, Homo Selfies, refers to the man who makes selfies, a new way of self-portraying got from the one's smartphone by himself. The idea of the research is to use this virtual media phenomenon to bring those images to the field of painting, giving them non-existent materiality in the virtual space due to the current absence of photo printing, and discuss the new forms that people offer themselves as image in contemporary times due to the facilities that technology offers. I take advantage of the figures through the app Happn, which captures people who cross one another way. Starting from these premises, a reflection is made on the work produced by drawing parallels with the production of self-portraiture in art in the past and present and the relations of the contemporary subject with the other. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Pintura | pt_BR |
dc.subject | Selfie | pt_BR |
dc.subject | Aplicativo | pt_BR |
dc.subject | Sujeito | pt_BR |
dc.subject | Contemporary art | pt_BR |
dc.subject | Painting | pt_BR |
dc.subject | App | pt_BR |
dc.subject | Subject | pt_BR |
dc.title | Homo Selfies da apropriação de imagens digitais à pintura: retratos de autorretratos contemporâneos | pt_BR |
dc.title.alternative | Homo Selfies - From appropriation of digital images to painting: Portraits of contemporary self-portraits | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7934895639256662 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6259571036663263 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Pellegrin, Jose Luiz de | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5639712285450838 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho contempla minha pesquisa de Mestrado em Artes Visuais na linha de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. O título o trabalho, Homo Selfies, se refere ao homem que faz selfies, uma nova forma de se autorretratar, obtida a partir do smartphone do sujeito por ele mesmo. A ideia da pesquisa é se valer deste fenômeno virtual midiático para trazer estas imagens para o campo da pintura, conferindo-lhes materialidade inexistente no espaço virtual devido a atual ausência de impressão de fotografias, e discutir as novas formas que as pessoas se oferecem como imagem na contemporaneidade devido às facilidades que a tecnologia oferece. Aproprio-me das figuras através do aplicativo de paquera Happn, que captura as pessoas que cruzam o caminho de quem o utiliza. Partindo destas premissas, é feita uma reflexão acerca do trabalho produzido traçando paralelos com a produção do autorretrato na arte no passado e presente e das relações do sujeito contemporâneo com o outro. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | AMORIM Jr, Flávio Michelazzo. Homo Selfies – Da apropriação de imagens digitais à pintura: Retratos de autorretratos contemporâneos. 2018, 131f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Senna, Nádia da Cruz | pt_BR |