dc.creator | Silva, Emerson Ferreira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T13:14:55Z | |
dc.date.available | 2019-05-03 | |
dc.date.available | 2019-05-08T13:14:55Z | |
dc.date.issued | 2018-04-11 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Emerson Ferreira da. O Espírito do Som: Encontros entre design, música e artes visuais no projeto gráfico de capas de discos. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4418 | |
dc.description.abstract | Producing identities for musical works results to a meeting point between the languages of design, music and visual arts, established throughout life and strengthened in the profession of designer at the Nativu Design office. In this master’s degree linked to the Postgraduate Program in Visual Arts of the Federal University of Pelotas (PPGAV / UFPEL), I study in the dissertation entitled “The Spirit of Sound: Encounters between design, music and visual arts in the graphic project of album covers” projects I have created in this specificity. In addition to investigating issues relating to design, I assume that disc cover designs result from different creative encounters, such as from those with music and visual arts, and that these encounters arise from cultural heritage and miscegenation, artistic hybridism, and, above all, from a kind of creative empathy. That said, I ask: What are the visual consequences of the exchanges resulting from empathy meetings in the creative process of design construction? This research therefore aims to investigate the ways in which the encounters between languages and cultures can determine the processes and the creative results in the visual identity designs for disk covers. For its realisation, the approach is qualitative, relying on bibliographical and documentary revision, descriptive records and on procedural methodology called Design Thinking, which is much discussed in the field as one of the new design paradigms that values experiences of empathy, experimentation and collective collaboration. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Design thinking | pt_BR |
dc.subject | Capas de disco | pt_BR |
dc.subject | Processo criativo | pt_BR |
dc.subject | Empatia criativa | pt_BR |
dc.subject | Hibridismo artístico | pt_BR |
dc.subject | Mestiçagem cultural | pt_BR |
dc.subject | Design thinking | pt_BR |
dc.subject | Disk covers | pt_BR |
dc.subject | Creative process | pt_BR |
dc.subject | Creative empathy | pt_BR |
dc.subject | Artistic hybridism | pt_BR |
dc.subject | Cultural miscegenation | pt_BR |
dc.title | O espírito do som: encontros entre design, música e artes visuais no projeto gráfico de capas de disco. | pt_BR |
dc.title.alternative | The spirit of sound: encounters between design, music and visual arts in the graphic project of album covers. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7269029058969794 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5432502689096973 | pt_BR |
dc.description.resumo | O exercício de produzir identidades para obras musicais revela um encontro entre as linguagens do design, da música e das artes visuais estabelecido ao longo da vida e fortalecido na profissão de designer no escritório Nativu Design. Como mestrando vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (PPGAV/UFPEL) pesquiso, na dissertação denominada “O Espírito do Som: Encontros entre design, música e artes visuais no projeto gráfico de capas de discos”, projetos por mim criados nesta especificidade. Para além de investigar questões ligadas ao campo do design parto do pressuposto que projetos de capas de disco resultam de diferentes encontros criativos, tais como aqueles com a música e com as artes visuais, e que esses encontros surgem de herança e mestiçagem culturais, de hibridismo artístico e, sobretudo, de uma espécie de empatia criativa. Dito isto, questiono-me: Quais seriam as consequências visuais das trocas resultantes de encontros de empatia no processo criativo de construção do design? Esta pesquisa objetiva, portanto, investigar os modos como os encontros entre linguagens e culturas podem determinar os processos e os resultados criativos nos projetos de identidade visual para discos. Para a sua realização, cuja abordagem é qualitativa, apoio-me na revisão bibliográfica e documental, em registros descritivos e na metodologia processual denominada Design Thinking, muito discutida no campo como um dos novos paradigmas de projeto que valoriza as produções em experiências de colaboração coletiva. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | SILVA, Emerson Ferreira da. O Espírito do Som: Encontros entre design, música e artes visuais no projeto gráfico de capas de discos. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Weymar, Lúcia Bergamaschi Costa | pt_BR |