dc.creator | Costa, Giordano Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-03T19:39:05Z | |
dc.date.available | 2019-05-03 | |
dc.date.available | 2019-05-03T19:39:05Z | |
dc.date.issued | 2017-07-25 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Giordano Alves. A gravura e a impressão sob olhares inusitados. A sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos. 68 f. Dissertação. Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais: Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, RS | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4410 | |
dc.description.abstract | This paper presents the initial results of the survey in visual poetics, the Master of Visual Arts of the Federal University of Pelotas, UFPel. The text presents my creative process focused on printing and contemporary engraving. I make use of track contact balizadoras concepts as sources for the development of the process. Also analyze the relationship between the practical procedures that use organic materials and action elements (such as the serene and rain) to carry out the images. Question which can be extended from the procedures used in the investigation of printmaking in contemporary art. I long to extend the thinking and procedures with respect to techniques of traditional engraving, crossing them, changing them and comparing them with print modes of the current context, absorbing knowledge enabled from the images obtained. As artistic references are addressed the works of Brigida Baltar and Carlos Vergara. As theoretical frameworks are used concepts of Georges Didi-Huberman, Carolina Rochefort, and Marco Buti. New modes of printing are proposed, taking advantage of organic materials that are shown to work, recording the transfer in time, causing situations that question doing and thinking the picture. Prints mark the everyday and become effective on organic matter by time becoming visible evidence of submerged experiences in the still unknown universe. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Impressão | pt_BR |
dc.subject | Gravura | pt_BR |
dc.subject | Contato | pt_BR |
dc.subject | Intempérie | pt_BR |
dc.subject | Rastro | pt_BR |
dc.subject | Printing | pt_BR |
dc.subject | Engraving | pt_BR |
dc.subject | Body | pt_BR |
dc.subject | Contact | pt_BR |
dc.subject | Weathertight. | pt_BR |
dc.title | A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos | pt_BR |
dc.title.alternative | The engraving and printing in unusual looks: the sensitivity of the noticeable nowadays. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1051529540861601 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1188602959337493 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada em poéticas visuais, no Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O texto apresenta meu processo criativo focado na impressão e na gravura contemporânea. Faço uso dos conceitos de contato, de rastro como fontes balizadoras para o desenvolvimento do processo. Também analiso as relações entre os procedimentos práticos que utilizam materiais orgânicos e na ação da intempérie (como o sereno e a chuva) para a realização das imagens. Questiono o que pode ser ampliado, a partir dos procedimentos adotados, nas investigações sobre gravura na arte contemporânea. O objetivo é alargar o pensamento e os procedimentos no que concerne às técnicas da gravura tradicional, cruzando-as, alterando-as e comparando-as com modos de impressão do atual contexto, absorvendo conhecimentos decorrentes das imagens obtidas. Como referenciais artísticos são abordados os trabalhos de Brígida Baltar e Carlos Vergara. Como referenciais teóricos utilizo, Georges Didi-Huberman, Carolina Rochefort, e Marco Buti. Novos modos de imprimir são propostos, usufruindo de materiais orgânicos que são indicados aos trabalhos, registrando a transferência no tempo, provocando situações que problematizam o fazer e o pensar da gravura. Impressões marcam o cotidiano e se efetivam nas matérias orgânicas pela ação do tempo tornando-se evidências visíveis de vivências submersas no universo do ainda desconhecido. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | COSTA, Giordano Alves. A gravura e a impressão sob olhares inusitados. A sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos. 68 f. Dissertação. Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais: Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, RS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pohlmann, Angela Raffin | pt_BR |