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Estudos sobre aquisição da linguagem escrita
dc.creator | Miranda, Ana Ruth Moresco | pt_BR |
dc.creator | Cunha, Ana Paula Nobre da | pt_BR |
dc.creator | Donicht, Gabriele | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-30T21:07:26Z | |
dc.date.available | 2019-04-30T21:07:26Z | |
dc.date.issued | 2019-04-30 | |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Ana Ruth Moresco; CUNHA, Ana Paula Nobre da; DONICHT, Gabriele. Estudos sobre aquisição da linguagem escrita. Pelotas: Editora da UFPel, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4391 | |
dc.description.abstract | Estudar a escrita não tem a concretude do ato de apalpar as letras; poderia dizer-se que tem a complexidade de apalpar ideias e sentimentos, considerando-se que o uso de um sistema linguístico, seja de forma oral ou escrita, é a expressão do que cada pessoa pensa ou sente. Nessa tarefa de revelação, o funcionamento da língua é tomado como natural e não é questionado. Essa naturalização, no entanto, é desfeita pelos estudiosos da linguagem, que veem, em cada unidade (traços, fonemas, sílabas, morfemas, palavras...) e nas relações entre elas, a materialidade que dá corpo aos significados. Tal materialidade, para cumprir seu papel, tem de atender a princípios, regras ou restrições, que são adquiridos espontaneamente, pelas crianças, em se tratando do uso oral de uma língua, mas que precisam ser aprendidos ao se considerar a sua manifestação escrita. ESTUDOS SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA 10 A aprendizagem/aquisição da escrita, processo multifacetado e extremamente complexo, é o objeto deste livro: desvendar o intrincado mundo da escrita tem sido uma busca competente e criteriosa dos pesquisadores reunidos nesta obra. As discussões apresentadas são atuais, com sólido fundamento teórico, e tratam de temas variados, centrados na aquisição e no ensino da escrita, com a particularidade de captar, explicitar e explicar difíceis e importantes entrelaçamentos que o foco de análise oferece, como, por exemplo, relações entre: oralidade e escrita, prosódia e escrita, letramento e alfabetização, ortografia e estratégias cognitivas, consciência fonológica e escrita, escrita e unidades da língua (como traços distintivos, segmentos e sequência de segmentos). Todos os capítulos têm o mérito de resultar de qualificadas investigações desenvolvidas por pesquisadores vinculados a diferentes instituições de ensino superior do Brasil. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da escrita | pt_BR |
dc.title | Estudos sobre aquisição da linguagem escrita | pt_BR |
dc.type | book | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.15210/4391 |
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