Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Maicon Alexandre Timm dept_BR
dc.date.accessioned2019-04-24T18:30:27Z
dc.date.available2019-04-23
dc.date.available2019-04-24T18:30:27Z
dc.date.issued2018-03-26
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maicon Alexandre Timm de. Do céu A Estrela do Norte, do inferno Os Carrascos Também Morrem: A ideologia estadunidense no cinema hollywoodiano (1943). 2018. 218 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4364
dc.description.abstractThe cinema, since its constitution as art in the late nineteenth century, has entered into people's lives, initially serving as a means of entertainment, but over the years, the cinematic narratives have been observed by the state leaders as a New way of spreading their ideological issues, countless would be the examples, for that matter. The cinema would also take on a growing prominence, especially after the 1970, as a source for the historical study. If initially relegated, over time demonstrated its importance, constituting as one of the new forms for the growth of discipline. The Second World War was one of those moments when national cinemas were tasked with valuing their nations to the utmost. Nazism is an example of how films have become great sources of dissemination of ideologies. However this particularity was not restricted only to the Germans, the United States also took advantage of the structure of Hollywood in order to carry out its ideological transposition, for this we will analyze throughout this study the films Hangmen also Die!, 1943 of Fritz Lang and the North Star, 1943 Lewis Milestone, and also how the narratives were used to accomplish certain goals. Between them two can be emphasized: 1. Build a negative image against Nazi enemies, demonstrating all their cruelty, to other peoples, and by 2. The process of the ideological appreciation for the United States, the cinematic narratives present throughout the film certain references to the Americans and the role they would have as worthy leaders and defenders of world peace. It would fit this nation with the support of others, impose the final blow and eliminate the Nazi menace. Based on this this study aims to analyze how the American government used the Hollywood cinema during the year 1943, to disseminate its ideological propositions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectEstados Unidospt_BR
dc.subjectSegunda guerra mundialpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.subjectUnited Statespt_BR
dc.subjectSecond Mundial Warpt_BR
dc.titleDo céu A Estrela do Norte, do inferno Os Carrascos Também Morrem: A ideologia estadunidense no cinema hollywoodiano (1943)pt_BR
dc.title.alternativeFrom Heaven The North Star, from hell Hangmen Also Die!: The American Ideology in Cinema Hollywood (1943).pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9112500209213579pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8072197385675534pt_BR
dc.description.resumoO cinema, desde sua constituição como arte nos anos finais do século XIX, adentrou na vida das pessoas, servindo inicialmente como meio de entretenimento, porém ao passar dos anos, as narrativas cinematográficas foram observadas pelos líderes de Estado como uma nova forma de difundir suas questões ideológicas, inúmeros seriam os exemplos, para essa questão. O cinema também assumiria um destaque crescente, principalmente após a década de 1970, como fonte para o estudo histórico. Se inicialmente relegado, com o passar do tempo demonstrou sua importância, constituindo assim como uma das novas formas para o crescimento da disciplina. A segunda Guerra Mundial fora um desses momentos em que os cinemas nacionais estavam incumbidos de valorizar ao máximo suas nações. O nazismo constitui um exemplo, de como os filmes se tornaram ótimas fontes de disseminação de ideologias. Entretanto essa particularidade não ficou restrita apenas aos alemães, os Estados Unidos também aproveitaram a estrutura de Hollywood a fim de realizar sua transposição ideológica, para isso analisaremos ao longo deste estudo os filmes Hangmen Also Die!, 1943 de Fritz Lang e The North Star, 1943 de Lewis Milestone, e também como as narrativas foram utilizadas para realizar determinados objetivos. Entre eles dois podem ser ressaltados: 1. Construir uma imagem negativa frente aos inimigos nazistas, demonstrando toda a sua crueldade, aos demais povos, e2. O processo de valorização ideológica para com os Estados Unidos, as narrativas cinematográficas apresentam ao longo do filme determinadas referências aos estadunidenses e o papel que teriam como dignos líderes e defensores da paz mundial. Caberia a essa nação com apoio de outras, impor o golpe final e eliminar a ameaça nazista. Baseado nisso o presente estudo tem como objetivo analisar como o governo estadunidense se utilizou do cinema hollywoodiano durante o ano de 1943, para difundir suas proposições ideológicas.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesOLIVEIRA, Maicon Alexandre Timm de. Do céu A Estrela do Norte, do inferno Os Carrascos Também Morrem: A ideologia estadunidense no cinema hollywoodiano (1943). Pelotas, 2018. 218 f.pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Daniele Gallindo Gonçalvespt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples