“Djair, tu és a nossa Carmen Miranda”: trajetória profissional de Djair Barreto Madruga através de seu acervo pessoal (1955-1993)
Resumo
Através de uma brincadeira de carnaval, no ano de 1972, um grupo de amigos
combinou de sair para a folia travestidos de baianas, o assessor político Djair
Barreto Madruga fez uma homenagem ao seu grande ídolo Carmen Miranda e
fantasiou-se com roupas e adereços que rememoravam a cantora. Neste ano
ele recebeu o título de destaque na Escola de Samba Ramiro Barcellos e
traçou um novo objetivo: levar a memória de Carmen através de apresentações
artísticas. Sua imagem teve grande visibilidade nos carnavais de Pelotas e
região. Djair deixou volumoso acervo o qual chama atenção pelos álbuns
criados por ele, em sua maioria com fotografias e reportagens de
apresentações que realizava travestido de Carmen em escolas de samba,
clubes sociais, programas de televisão e rádios. Esta dissertação de mestrado,
utilizando como fonte principal o acervo pessoal de Djair, possui como objetivo
analisar a trajetória profissional dele como travesti e sua inserção no meio
cultural através de sua admiração pela cantora Carmen Miranda. Para tanto se
observou a importância das suas relações pessoais e profissionais enquanto
assessor político, desenvolvidas na Câmara Municipal de Pelotas, e no meio
cultural da cidade. Desta forma, será possível perceber como se deu sua
ascensão profissional enquanto artista e seus feitos no cenário cultural e no
carnaval de Pelotas.
Palavras-Chave: Djair Barreto Madruga; Acervo Pessoal; Travesti; Carnaval.
Abstract
Through a carnival joke, in the year 1972, a group of friends agreed to go out for
the fun transvestites as baianas, the political assessor Djair Barreto Madruga
paid a tribute to his great idol Carmen Miranda and dressed in clothes and
props who remembered the singer. This year he won the title of prominence at
the Samba school Ramiro Barcellos and created a new purpose: to carry the
memory of Carmen through artistic performance. His figure had great visibility in
the carnivals of Pelotas and region. Djair left a massive collection which invite
attention to the albums he produced, especially with photographs and
newspapper articles of presentations performed by Carmen's transvestite in
samba schools, social clubs, television programs and radios. This master's
dissertation, using as principal source the personal archive of Djair, aim to
investigate his professional trajectory as a transvestite and its insertion in the
cultural environment through its fanaticism by the singer Carmen Miranda.
Thereat, was analyzed the importance of his personal and professional relations
as political assessor, developed in the Municipality of Pelotas, and in the
cultural environment of the city. So, it will be conceivable to see how his
professional career as an artist and his realizations in the cultural scene and in
the Pelotas carnival took place.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: