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Garimpeiras locais contra as Minas Gerais: o que elas me ensinaram sobre capitalismo e ciência
dc.creator | Schimidt, Sarah Kelly Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-22T14:05:03Z | |
dc.date.available | 2019-04-17 | |
dc.date.available | 2019-04-22T14:05:03Z | |
dc.date.issued | 2018-10-31 | |
dc.identifier.citation | SCHIMIDT, Sarah Kelly Silva. Garimpeiras locais contra as Minas Gerais: o que elas me ensinaram sobre capitalismo e ciência. 2018. 79 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2018. | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4325 | |
dc.description.abstract | This text was built weaving two narratives: the first is the concern of the people of São João da Chapada/MG with the increasing intensity of the invasion of capitalism within their lives and how they are dealing with this. The second is my concern in helping the invasion of all thing non-western and western deviants within archaeology and anthropology and how I’m dealing with that. Going through the paths that I planned I came across with the adaptational devices used by these people to survive without hanging themselves with the overlaps, clenches and tangles of the webs of relations being increasingly more influenced by the methods of domination of modernity and capitalism. In São João da Chapada we can see how much the acceleration of the process of enclosure and Science are the main disciplinary, colonizing and standardizing instruments used to push people even more towards the capitalist way of life. With that being the central concern of all, this work brings an account of these people’s resistances and sets out from there to understand the relations that happen. Guided by decolonial indigenous theorists and specially by my experiences in São João da Chapada I saw the need to make a text that isn’t just an ethnographical dissertation but to also experiment an inversion to this process and forge knowledges about archaeology guided by my fieldwork. I conclude with some considerations about how to construct other archaeological methodologies that could help us to destroy the patriarchal basis of our praxis. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Etnografia arqueológica | pt_BR |
dc.subject | Teoria feminista | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Archaeological ethnography | pt_BR |
dc.subject | Feminst theory | pt_BR |
dc.subject | Methodology | pt_BR |
dc.title | Garimpeiras locais contra as Minas Gerais: o que elas me ensinaram sobre capitalismo e ciência | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0376525172820312 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9808273617730203 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse texto foi construído a partir de duas tramas: a primeira é a da preocupação das pessoas de São João com a intensidade cada vez maior da ocupação Ocidental e como estão lidando com isso. A segunda é a minha preocupação em ajudar as ocupações não-ocidentais e de tudo que desvia da ocidentalidade no fazer arqueológico e antropológico e como eu tentei lidar com isso. Ao percorrer os caminhos que me propus me deparei com os mecanismos de adaptação usados por estas mulheres para sobreviver sem se enforcar nas sobreposições, apertos e embaraços das redes de relações sendo influenciadas cada vez mais pelas estratégias de dominação da modernidade e do capitalismo. Em São João da Chapada podemos ver o quanto a aceleração do processo de cercamento de terras e a Ciência são os principais instrumentos disciplinadores, colonizadores e reguladores, usados para empurrar as pessoas mais e mais em direção a um modo de vida capitalista. Sendo esta a preocupação maior de todos ali este trabalho traz uma descrição das resistências e parte delas para entender as relações que lá acontecem. Orientada por teóricas indígenas descoloniais e principalmente pelas experiências em São João da Chapada, vi a necessidade da produção de um texto que não se tratasse apenas de uma descrição etnográfica, mas de experimentar uma inversão a este processo e produzir conhecimentos sobre a arqueologia orientados pelas minhas experiências de campo. Finalizo então com uma reflexão sobre como construir outras metodologias arqueológicas que nos ajudem a destruir as bases patriarcais da nossa prática. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Loredana Marise Ricardo | pt_BR |
Ficheros en el ítem
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PPGAnt: Dissertações e Teses [164]
Abrange as Dissertações e Teses da área de Pós-Graduação em Antropologia