A influência da mídia no processo de formação da agenda de políticas públicas na área de saúde: um enfoque sobre o Programa Mais Médicos
Resumo
O presente estudo tem por objetivo problematizar o papel da mídia como ator político e social. O problema de pesquisa questiona se a mídia, através de seu discurso articulado, consegue mobilizar a opinião pública a ponto de influenciar a agenda política nacional. Neste sentido, a pesquisa se orienta através da hipótese de que os meios de comunicação de massa desenvolvem considerável influência junto às políticas públicas brasileiras, em específico, ao Programa Mais Médicos para o Brasil. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, desenvolvida através do método da análise de conteúdo, na qual são analisadas matérias jornalísticas dos principais veículos de comunicação de massa do país, conjuntamente à pauta da Câmara dos Deputados e Senado Federal. Busca-se, através de uma observação comparativa, verificar o impacto da abordagem midiática sobre a agenda política do Programa Mais Médicos. Dentre as conclusões alcançadas destacam-se duas: primeiramente, que o Programa Mais Médicos, a exemplo da maioria das políticas públicas implementadas no Brasil, não foi discutido previamente junto à sociedade civil. Em um segundo momento, observou-se que a mídia influenciou sobremaneira a política pública em questão, principalmente nas fases de agenda setting e implementação.
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