Confiança Institucional e Mídia no Brasil: um estudo longitudinal (2001- 2015)
Resumo
O cenário de descrédito dos cidadãos em relação às instituições democráticas tem sido constante em diversos países. Há indícios na literatura especializada de que a predominância de uma abordagem negativa sobre o campo da política pelos meios de comunicação de massa possa estar associada negativamente à percepção dos cidadãos sobre as instituições políticas, contribuindo para a queda de confiança. A interface mídia e política é, portanto, objeto de estudo do presente trabalho, que almejou verificar a relação entre a confiança institucional e o consumo de mídia dos cidadãos brasileiros no período compreendido entre 2001 e 2015. O nosso foco de análise foi pautado na confiança depositada no Congresso Nacional, Partidos Políticos, Presidência da República e políticos de forma geral. Para atingir esse objetivo, utilizamos uma abordagem quantitativa, por meio da análise de dados secundários obtidos em pesquisa do tipo survey, a partir de dados extraídos do Latinobarómetro e do Latin American Public Opinion Project (LAPOP). Em que pese tenham se verificado algumas tendências nesse sentido, não foi possível comprovar a existência de uma relação entre a confiança institucional e o consumo de mídia dos cidadãos brasileiros
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