Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Thereza Rosa
dc.creatorFreda, Suélen Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2018-06-22T22:17:53Z
dc.date.available2018-06-22T22:17:53Z
dc.date.issued2017-04-24
dc.identifier.citationFREDA, Suélen. Classes sociais e jornalismo popular: uma visão a partir de leitores da cidade de Pelotas/RS sobre e no jornal impresso Diário Gaúcho. 2017. 138 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4006
dc.description.abstractThe journalism that is directed to the popular classes has already received several types of classifications. From one point of view, it is identified as a brown press, with low quality, sensationalist, reaffirmation of stereotypes, from another, it is used to classify a type of journalism with regional and local approaches, as a communicative tool among the readers of a certain region. For this research, a study about and in the printed newspaper Diário Gaúcho(DG) is going to be done. Having as a problem, to comprehend and explain which factors lead the reader to consume the printed newspaper Diário Gaúcho, in the city of Pelotas/RS, and the repercussions of the information consumption in the life of the reading agents. Complementarily, it is necessary to investigate the taste and preferences of the readers, in order to identify in which social classes they are. Observing how the newspaper company classifies its readers as belonging to “Class C”, used as an economic parameter by the newspaper production and commercialization system as a way to maintain a line of journalistic matters for its target audience. Therefore, the focus of this dissertation lies on deconstructing the idea of class "C" conceived as target audience for the sale of DG newspaper, with the objective of constructing the concept of popular class from the theoretical – methodological elements of Pierre Bordieu’s sociology. As a theoretical basis to support the inquiries of this dissertation, Max Weber (2005), John B. Thompson (1995), Ciro Marcondes Filho (1984; 1986), Márcia Franz Amaral (2006), André Salata (2012), Pierre Bourdieu (2007) and Theodor Adorno (2009) were used. Methodologically, questionnaires to the readers were applied at eight newspaper points of sale in the city of Pelotas, and five interviews with interested readers were conducted. Finally, it was understood that the readers of the printed newspaper Diário Gaúcho of the city of Pelotas/RS, participants of this research, belong to a popular class. This conclusion is made through the position taken, in this case, the choices and practices of DG readers in: buying the cheapest newspaper, collecting promotional stamps, free time or a break from work, the crossword, in reading, the preference for soccer news, a category popularly known as "national passion" among Brazilians.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectJornalismo popularpt_BR
dc.subjectClasses sociaispt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectPopular journalismpt_BR
dc.subjectSocial classespt_BR
dc.subjectSocial representationpt_BR
dc.subjectCultural industrypt_BR
dc.titleClasses sociais e jornalismo popular: uma visão a partir de leitores da cidade de Pelotas/RS sobre e no jornal impresso Diário Gaúchopt_BR
dc.title.alternativeSocial classes and popular journalism: a view from the readers of the city of Pelotas/RS about and in the printed newspaperpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7648436149028576pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2527134728741450pt_BR
dc.description.resumoO jornalismo que se dirige às classes populares já recebeu diversos tipos de classificações. De um ponto de vista é identificado como uma imprensa marrom, de baixa qualidade, sensacionalista, reafirmação de estereótipos, de outro, é usado para classificar um tipo de jornalismo com abordagens regionais e locais, como uma ferramenta comunicativa entre os leitores de uma determinada região. Para a presente pesquisa faremos um estudo sobre e no jornal impresso Diário Gaúcho (DG). Tendo como problemática compreender e explicar quais os fatores que levam o leitor a consumir o jornal impresso Diário Gaúcho, na cidade de Pelotas/RS, e os reflexos do consumo de informações na vida dos agentes leitores. De modo complementar, se faz necessário investigar o gosto e as preferências dos leitores, a fim de identificar quais às classes sociais que os leitores estão inseridos. Observando como a empresa jornalística classifica os seus leitores como pertencentes à classe “C”, utilizada como parâmetro econômico pelo sistema de produção e comercialização do jornal como forma de manter uma linha de matérias jornalísticas para o seu público-alvo. Para tanto, o foco desta dissertação recai em desconstruir a ideia de classe “C” concebida como público-alvo de venda do jornal DG, com o objetivo de construir o conceito de classe popular a partir dos elementos teóricos – metodológicos da sociologia de Pierre Bourdieu. Como embasamento teórico para sustentar as indagações desta dissertação, utilizamos os autores Max Weber (2005), John B. Thompson (1995), Ciro Marcondes Filho (1984; 1986), Márcia Franz Amaral (2006), André Salata (2012), Pierre Bourdieu (2007), Theodor Adorno (2009). Metodologicamente aplicamos questionários aos leitores do jornal DG, em oito locais de comercialização do jornal na cidade de Pelotas, e realizamos cinco entrevistas com os leitores interessados. Por fim, compreendemos que os leitores do jornal impresso Diário Gaúcho da cidade de Pelotas/RS, participantes desta pesquisa, pertencem a uma classe popular. Esta conclusão é feita através da posição tomada, neste caso, as escolhas e práticas dos leitores da DG em: comprar o jornal mais barato, colecionar os selos promocionais, no tempo livre ou em uma pausa no trabalho, a realização das palavras cruzadas, na leitura, a preferência por notícias que tratam sobre futebol, categoria conhecida popularmente como “paixão nacional” entre os brasileiros.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Políticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem