Mostrar el registro sencillo del ítem
Tecnologias de representação e geometria descritiva: reflexões sobre um repertório docente dirigido à arquitetura
dc.contributor.author | Pires, Janice de Freitas | |
dc.contributor.author | Vecchia, Luisa Félix Dalla | |
dc.contributor.author | Silva, Adriane Borda Almeida da | |
dc.date.accessioned | 2018-05-04T21:25:27Z | |
dc.date.available | 2018-05-04T21:25:27Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | PIRES, Janice de Freitas ; DALLA VECCHIA, Luisa Rodrigues Félix ; BORDA,A.B.A.S . TECNOLOGIAS DE REPRESENTAÇÃO E GEOMETRIA DESCRITIVA: REFLEXÕES SOBRE UM REPERTÓRIO DOCENTE DIRIGIDO À ARQUITETURA. Educação Gráfica (Online), v. 20, p. 212-231, 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-7374 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3861 | |
dc.description.abstract | Este trabalho registra reflexões sobre uma postura docente, adotada junto ao ensino de geometria descritiva e dirigida à formação em arquitetura. Desde 2010, aliando-se o ensino à pesquisa e à extensão, as atividades didáticas no âmbito de uma disciplina que trata do estudo da representação de superfícies curvas, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Pelotas, incluem a exploração de tecnologias avançadas de representação e visualização. Desde um estágio inicial de formação dos estudantes, investe-se na construção de critérios para a aquisição de um amplo repertório tecnológico hoje disponível para a geração e controle da forma, e consequentemente, para a prática projetual de arquitetura. São descritos os tipos de atividades e tecnologias envolvidas, demonstrando-se a quais conteúdos e propósitos estão dirigidos. Junto a esta descrição são abordadas as seguintes questões: critérios de seleção dos problemas de representação a serem estudados; a pertinência da tecnologia proposta ao tipo de problema de representação selecionado; exclusividades, redundâncias ou complementaridades das potencialidades, para a geração e controle da forma, identificadas no conjunto das tecnologias empregadas; investimento em tempo e infraestrutura para a apropriação das tecnologias pelo corpo docente e discente; sustentabilidade desta postura didática. Embora as reflexões sejam específicas de um contexto e conteúdos determinados, considera-se que este tipo de registro contribui para subsidiar estudos que busquem compreender práticas docentes dirigidas à arquitetura junto ao campo da geometria descritiva como repertório para a ação projetual. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Financiadora de Estudos e Projetos - Finep | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Educação Gráfica | pt_BR |
dc.relation | Agradecemos as instituições financiadoras dos projetos citados ao longo deste relato, compreendendo a UFPel, FAPERGS, CAPES, CNPQ, FINEP e Programa ALFA/Comunidade Européia. Agradecemos também aos estudantes da disciplina de Geometria Descritiva IV e de Geometria Gráfica Digital 3, da FAUrb/UFPel, e destacamos aqueles que tiveram seus trabalhos aqui exemplificados, listados a seguir: Amanda Rosa; Ana Carolina Marcon Zago; Ana Caroline Silva; Ana Paula Marques; Arthur Canhada de Albuquerque; Camila Arniesto; Camila Bender da Silva; Camila Garcia; Carolina Ritter; Cássia Laire Kozloski; Gabriela Peronti; Fernanda Santos; Igor de Albuquerque; Jonhara R. Fagundes; Letícia Borges; Manuela Camerini da Rosa; Maria Luiza Rigon Borsa; Michele Fernandes Guidotti; Monica Wilges; Morgana P. Magarinos; Paula Zottis Junges; Renata Peters Ardizzone; Rute Ricken de Medeiros; Vinícius Dias. Aos estudantes bolsistas de iniciação científica, de ensino, extensão, ou como pós-graduandos, seja da especialização, mestrado ou doutorado, os quais contribuíram e seguem contribuindo para a continuidade da experiência: Arquitetos Gustavo Brod, Tássia Vasconselos, Cristiane Nunes, Sirlene Sopeña e às acadêmicas de arquitetura Gabriela Gonsales Peronti e Valentina Brum. | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Geometria descritiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino de arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Superfícies curvas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de representação | pt_BR |
dc.subject | Descriptive geometry | pt_BR |
dc.subject | Teaching architecture | pt_BR |
dc.subject | Curved surfaces | pt_BR |
dc.subject | Representation technologies | pt_BR |
dc.subject | GEGRADI | pt_BR |
dc.subject | POSGD | pt_BR |
dc.subject | PROGRAU | pt_BR |
dc.title | Tecnologias de representação e geometria descritiva: reflexões sobre um repertório docente dirigido à arquitetura | pt_BR |
dc.title.alternative | REPRESENTATION TECHNOLOGIES AND DESCRIPTIVE GEOMETRY: REFLECTIONS ON A REPERTOIRE TEACHING TO ARCHITECTURE | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Pós-Graduação em Gráfica Digital: Artigos avaliados por pares [19]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Pós-Graduação em Gráfica Digital.