Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorPires, Janice de Freitas
dc.contributor.authorVecchia, Luisa Félix Dalla
dc.contributor.authorSilva, Adriane Borda Almeida da
dc.date.accessioned2018-05-04T21:25:27Z
dc.date.available2018-05-04T21:25:27Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationPIRES, Janice de Freitas ; DALLA VECCHIA, Luisa Rodrigues Félix ; BORDA,A.B.A.S . TECNOLOGIAS DE REPRESENTAÇÃO E GEOMETRIA DESCRITIVA: REFLEXÕES SOBRE UM REPERTÓRIO DOCENTE DIRIGIDO À ARQUITETURA. Educação Gráfica (Online), v. 20, p. 212-231, 2016pt_BR
dc.identifier.issn2179-7374
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3861
dc.description.abstractEste trabalho registra reflexões sobre uma postura docente, adotada junto ao ensino de geometria descritiva e dirigida à formação em arquitetura. Desde 2010, aliando-se o ensino à pesquisa e à extensão, as atividades didáticas no âmbito de uma disciplina que trata do estudo da representação de superfícies curvas, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Pelotas, incluem a exploração de tecnologias avançadas de representação e visualização. Desde um estágio inicial de formação dos estudantes, investe-se na construção de critérios para a aquisição de um amplo repertório tecnológico hoje disponível para a geração e controle da forma, e consequentemente, para a prática projetual de arquitetura. São descritos os tipos de atividades e tecnologias envolvidas, demonstrando-se a quais conteúdos e propósitos estão dirigidos. Junto a esta descrição são abordadas as seguintes questões: critérios de seleção dos problemas de representação a serem estudados; a pertinência da tecnologia proposta ao tipo de problema de representação selecionado; exclusividades, redundâncias ou complementaridades das potencialidades, para a geração e controle da forma, identificadas no conjunto das tecnologias empregadas; investimento em tempo e infraestrutura para a apropriação das tecnologias pelo corpo docente e discente; sustentabilidade desta postura didática. Embora as reflexões sejam específicas de um contexto e conteúdos determinados, considera-se que este tipo de registro contribui para subsidiar estudos que busquem compreender práticas docentes dirigidas à arquitetura junto ao campo da geometria descritiva como repertório para a ação projetual.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGSpt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos - Fineppt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEducação Gráficapt_BR
dc.relationAgradecemos as instituições financiadoras dos projetos citados ao longo deste relato, compreendendo a UFPel, FAPERGS, CAPES, CNPQ, FINEP e Programa ALFA/Comunidade Européia. Agradecemos também aos estudantes da disciplina de Geometria Descritiva IV e de Geometria Gráfica Digital 3, da FAUrb/UFPel, e destacamos aqueles que tiveram seus trabalhos aqui exemplificados, listados a seguir: Amanda Rosa; Ana Carolina Marcon Zago; Ana Caroline Silva; Ana Paula Marques; Arthur Canhada de Albuquerque; Camila Arniesto; Camila Bender da Silva; Camila Garcia; Carolina Ritter; Cássia Laire Kozloski; Gabriela Peronti; Fernanda Santos; Igor de Albuquerque; Jonhara R. Fagundes; Letícia Borges; Manuela Camerini da Rosa; Maria Luiza Rigon Borsa; Michele Fernandes Guidotti; Monica Wilges; Morgana P. Magarinos; Paula Zottis Junges; Renata Peters Ardizzone; Rute Ricken de Medeiros; Vinícius Dias. Aos estudantes bolsistas de iniciação científica, de ensino, extensão, ou como pós-graduandos, seja da especialização, mestrado ou doutorado, os quais contribuíram e seguem contribuindo para a continuidade da experiência: Arquitetos Gustavo Brod, Tássia Vasconselos, Cristiane Nunes, Sirlene Sopeña e às acadêmicas de arquitetura Gabriela Gonsales Peronti e Valentina Brum.pt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectGeometria descritivapt_BR
dc.subjectEnsino de arquiteturapt_BR
dc.subjectSuperfícies curvaspt_BR
dc.subjectTecnologias de representaçãopt_BR
dc.subjectDescriptive geometrypt_BR
dc.subjectTeaching architecturept_BR
dc.subjectCurved surfacespt_BR
dc.subjectRepresentation technologiespt_BR
dc.subjectGEGRADIpt_BR
dc.subjectPOSGDpt_BR
dc.subjectPROGRAUpt_BR
dc.titleTecnologias de representação e geometria descritiva: reflexões sobre um repertório docente dirigido à arquiteturapt_BR
dc.title.alternativeREPRESENTATION TECHNOLOGIES AND DESCRIPTIVE GEOMETRY: REFLECTIONS ON A REPERTOIRE TEACHING TO ARCHITECTUREpt_BR
dc.typearticlept_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem