Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVasconselos, Tássia Borges de
dc.contributor.authorSilva, Adriane Borda Almeida da
dc.date.accessioned2018-05-03T20:46:56Z
dc.date.available2018-05-03T20:46:56Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationVASCONSELOS, T. B. ; BORDA,A.B.A.S . Técnicas de análise sobre o uso de proporção na arquitetura. Educação Gráfica (Online), v. 18, p. 142-157, 2014pt_BR
dc.identifier.issn2179-7374
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3858
dc.description.abstractA análise de obras referenciais de arquitetura, tradicionalmente, é utilizada como estratégia didática para a introdução da atividade projetual. Exercícios de análises sob o ponto de vista geométrico promovem o reconhecimento de lógicas, de organização espacial e delimitação formal, empregadas por diferentes arquitetos. O conceito de proporção, frequentemente utilizado como um dos parâmetros de análise, fundamentou a produção arquitetônica de muitas épocas. A identificação do uso deste conceito não é tão evidente, necessitando de ferramentas adequadas para análise. Focando-se nesta questão, este estudo, de interesse didático, e dirigido aos estágios iniciais de formação em arquitetura, se propõe auxiliar na compreensão de processos projetuais através da instrumentalização para este tipo de análise, no âmbito de disciplinas de geometria e representação gráfica. Reconhece instrumentos que facilitam identificar a adoção ou não, pelo projetista, de determinadas relações geométricas para a configuração de objetos arquitetônicos. Propõe o uso tanto de técnicas de análise tradicionalmente estabelecidas como se vale dos avanços das tecnologias digitais de representação e visualização, utilizando-se das técnicas de realidade aumentada. Neste caso, através de dispositivos móveis, propõe a visualização de elementos virtuais sobrepostos diretamente sobre a obra de arquitetura ou sobre suas representações, configurando o “proporcionômetro digital”. Busca-se, com este estudo, contribuir com a prática docente de instrumentalização dos estudantes com conceitos e procedimentos que permitam a compreensão de estratégias, geométricas, utilizadas nas práticas projetuais de arquitetura.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEducação Gráficapt_BR
dc.relationAgradecimentos à Comunidade Européia, a qual financiou o Projeto ALFA-GAVIOTA, Grupos Acadêmicos para a Visualização Orientada à Tecnologias Apropriadas, garantindo o estabelecimento de um laboratório para os experimentos com as tecnologias de realidade aumentada, situado no GEGRADI/FAURB/UFPEL (Grupo de Estudos de Ensino e Aprendizagem de Gráfica Digital).pt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectAnálise de arquiteturapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectProporçãopt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectProporcionômetro digitalpt_BR
dc.subjectArchitecture analysispt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectAugmented realitypt_BR
dc.subjectDigital proportion measurerpt_BR
dc.subjectDidactic activitiespt_BR
dc.subjectGEGRADIpt_BR
dc.subjectPOSGDpt_BR
dc.subjectPROGRAUpt_BR
dc.titleTécnicas de análise sobre o uso de proporção na arquiteturapt_BR
dc.title.alternativeTechniques of analysys on the use of proportion in architecturept_BR
dc.typearticlept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples