Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMartins, Maria de Fátima Duarte
dc.creatorViana, Fabiane Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2018-03-05T21:10:46Z
dc.date.available2018-02-28
dc.date.available2018-03-05T21:10:46Z
dc.date.issued2017-08-24
dc.identifier.citationVIANA, Fabiane Rodrigues. O uso de portfólios na avaliação em matemática como motivador para escrita dos alunos sobre sua aprendizagem e reflexão da prática pedagógica. 2017. 64f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3783
dc.description.abstractThe present dissertation reports on an experience during the years 2013 to 2015, with the use of Portfolios as part of the evaluation process and as a strategy to motivate the writing of students about their learning in mathematics classes. During the study period, which comprised three years: 2013, when students were in 6th grade; 2014, when they were in 7th grade; and, 2015, when they studied in the 8th grade, the teacher used the Portfolio as an evaluation tool in a school in the municipal network of the city of Pelotas, Rio Grande do Sul. For the research, two students who participated in the three consecutive years of the experience with the use of Portfolio were randomly selected, through a lottery. The portfolio, with regard to the student, is seen as an instrument that enables the writing autonomy over their learning; for the teacher, it is used as an analysis tool of their pedagogical experience. In this sense, the study presents a qualitative approach, since there is the presentation of the data collected and the analysis of the writing of the Portfolios through the interpretation of the issue "writing and mathematical evaluation". Finally, the use of Portfolios in evaluation, besides giving students subsidies to understand the learning processes, gives them the opportunity to learn through their own built paths. To the teacher, it allows to understand the learning processes of the students, besides analyzing their pedagogical practicept_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPortfóliopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPortfoliopt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.titleO uso de portfólios na avaliação em matemática como motivador para escrita dos alunos sobre sua aprendizagem e reflexão da prática pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeThe use of portfolios in evaluation in mathematics as a motivator for writing students about their learning and reflection of pedagogical practicept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3855614840201973pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2584306564128916pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação traz o relato de uma experiência realizada durante os anos de 2013 a 2015, com o uso de Portfólios como parte do processo de avaliação dos alunos e como estratégia para motivar a escrita dos estudantes sobre suas aprendizagens nas aulas de matemática. Durante o período do estudo, que compreendeu três anos (2013, quando as estudantes estavam na 6a série; 2014, quando cursavam a 7a série; e, 2105, quando estudavam na 8ª série), a professora utilizou o Portfólio como instrumento de avaliação em uma escola da rede municipal da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Para essa pesquisa, foram selecionadas de forma aleatória, por meio de um sorteio, duas estudantes que participaram dos três anos consecutivos dessa experiência com o uso de Portfólio. O Portfólio, no que diz respeito ao aluno, é visto como um instrumento que possibilita a autonomia da escrita sobre sua aprendizagem. Para o professor, é utilizado como uma ferramenta de análise de sua experiência pedagógica. Nesse sentido, o estudo apresenta uma abordagem qualitativa, uma vez que há a apresentação dos dados coletados e a análise da escrita dos Portfólios por meio da interpretação da questão “escrita e avaliação matemática”. Por fim, o uso de Portfólios na avaliação, além de proporcionar aos estudantes subsídios para compreensão dos processos de aprendizagem, oportuniza a eles o aprendizado por meio dos seus próprios caminhos construídos, enquanto que, ao professor, permite compreender os processos de aprendizagem dos estudantes, além de analisar a sua prática pedagógicapt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem