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dc.contributor.advisorFerreira, Maira
dc.contributor.advisorOÇIVEIRA, Carla Adelina Inácio de. A tecnologia como projeto de trabalho: estratégia de ensino e de aprendizagem de ciências no 9º ano do ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.
dc.creatorOliveira, Carla Adelina Inácio dept_BR
dc.date.accessioned2018-03-05T21:07:01Z
dc.date.available2018-02-27
dc.date.available2018-03-05T21:07:01Z
dc.date.issued2017-10-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3780
dc.description.abstractThe masters dissertation deals with the development of a research, organised around the technology theme, with the planning of contextualized actions that associate science content with the experiences and the interests of students in the ninth grade of elementary School, State public of the municipality of Dom Pedrito. The objective of the research, when developing a work project (HERNÁNDEZ, 1998), considering the technology as a study object and as a methodological teaching strategy were organised on four axes: biotechnology, junk e-mail, traveling in space and radioactivity, Being used a blog as a didactic resource for the development of activities. This study is based theoretically in the historical-cultural perspective (Vygotsky, 2008), considering clues or evidence demonstrating students learning. The research results were analysed with the use of microgenetic analysis, considered as material for analysis, lessons in the teacher's diary records, the transcripts of questionnaires performed with pupils throughout the lessons, and the recordings in Audio of the dialogues of the students and a researcher teacher. As the main results of the development of the work project, this has enabled a reflection on the teaching of sciences, from the observation of a greater interest and motivation of the students for the study of Sciences, the development of possible conceptual relationships, Attitudinal traits and procedural in the production of school knowledge, learning and development of students, as well as the perception of conceptual elaboration by students of subjects worked on thematic axes, enabling the construction of knowledge School from the interaction of scientific and everyday knowledgept_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectProjeto de trabalhopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAnálise microgenéticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectWork projectpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectMicrogenetic analysispt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleA tecnologia como projeto de trabalho: estratégia de ensino e de aprendizagem de ciências no 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8140926488643672pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6651438005482161pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sangiogo, Fábio André
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3646621320378234pt_BR
dc.description.resumoA dissertação de mestrado trata do desenvolvimento de uma pesquisa, organizada em torno do tema Tecnologia, com o planejamento de ações contextualizadas que associam os conteúdos de Ciências às vivências e aos interesses dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual do município de Dom Pedrito. O objetivo da pesquisa, ao desenvolver um projeto de trabalho (HERNÁNDEZ, 1998), considerando a Tecnologia como objeto de estudo e como estratégia metodológica de ensino foram organizadas em quatro eixos: Biotecnologia, Lixo Eletrônico, Viajando no Espaço e Radioatividade, sendo utilizado um blog como recurso didático para o desenvolvimento das atividades. Este estudo baseia-se teoricamente na perspectiva histórico-cultural (VIGOTSKI, 2008), considerando indícios ou evidências que demonstram a aprendizagem dos estudantes. Os resultados da pesquisa foram analisados com o uso da análise microgenética, considerados como materiais para a análise, os relatos das aulas em registros do diário de aula da professora, as transcrições de questionários realizados com os alunos ao longo das aulas, e as gravações em áudio dos diálogos dos estudantes e professora pesquisadora. Como principais resultados do desenvolvimento do projeto de trabalho, esse possibilitou uma reflexão sobre o ensino de Ciências, a partir da observação de um maior interesse e motivação dos estudantes para o estudo de Ciências, o desenvolvimento de possíveis relações conceituais, atitudinais e procedimentais na produção do conhecimento escolar, na aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, bem como a percepção de indícios de elaboração conceitual pelos alunos de assuntos trabalhados nos eixos temáticos, possibilitando a construção do conhecimento escolar a partir da interação dos conhecimentos científicos e cotidianos.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


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