Show simple item record

dc.contributor.advisorClarck, Suzete Chiviacausky
dc.creatorSilva, Alessandra Reis dapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-02T13:34:09Z
dc.date.available2018-01-02T13:34:09Z
dc.date.issued2016-07-08
dc.identifier.citationSILVA, Alessandra Reis da. “Concepções de capacidade e aprendizagem de uma habilidade motora esportiva em adolescentes”. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas-RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3752
dc.description.abstractThe objective it was to check the effects of different capacity concepts on performance and learning of futsal motor skills in teenagers. The study consists of three experimental groups with the following phases each: pretest, practice, retention and transfer. It was 45 male and female teenagers participated in the experiment, randomly grouped into three diferente groups: fixed capacity conceptions (FCC), malleable capacity conceptions (MCC) and control (C). For the FCC group the instructions prompt to the idea that the ability to dribble is innate, born with individuals, while for the MCC group the instructions prompt to the idea that the skill can be learned. The control group was given no induction ability concepts. The task was to get to and conducting a futsal ball with the non-dominant foot in the shortest time possible, bypassing zigzag cones positioned in a straight line at a distance of one meter from each other. There 15 trials on the practice phase and 5 trials on the retention and transfer phases. Self-efficacy, positive and negative affects and motivational questionnaires were applied after the pretest, practice and transfer phases as well as before the withholding phase. The results showed that there were no differences in the performance and learning tasks. That was also seen in the questionnaires results from the different groups. Concluding the results indicate that the instructions used, prompting to different conceptions of ability, did not affect the learning of the motor skills necessary for dribbling in soccer in teenagers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectConcepção fixapt_BR
dc.subjectConcepção maleávelpt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectInherent abilitypt_BR
dc.subjectAcquirable skillpt_BR
dc.subjectTeenagerpt_BR
dc.subjectSportpt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.titleConcepções de capacidade e aprendizagem de uma habilidade motora esportiva em adolescentespt_BR
dc.title.alternativeConcepts of ability and learning of a skill motor sports in adolescentspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3341748247562886pt_BR
dc.description.resumoO objetivo da presente pesquisa foi verificar os efeitos das concepções de capacidade no desempenho e aprendizagem de uma habilidade motora do futsal em adolescentes. O estudo foi composto por três grupos experimentais com fases de pré teste, prática, retenção e transferência. Participaram do experimento 45 adolescentes, de ambos os sexos, pareados e randomizados em três grupos: concepções de capacidade fixa (CCF), concepções de capacidade maleável (CCM) e controle (C). Para o grupo CCF as instruções induziam a concepção de que a capacidade para driblar é inata, nasce com os indivíduos, enquanto para o grupo CCM as instruções induziam a concepção de que a habilidade pode ser aprendida. Para o grupo controle não era dada nenhuma indução de concepções de capacidade. A tarefa consistia em ir e voltar conduzindo uma bola de futsal com o pé não dominante, no menor tempo possível, contornando em ziguezague cones posicionados em linha reta, numa distância de um metro um do outro. A fase de prática consistiu em 15 tentativas, enquanto as fases de retenção e transferência, de 5 tentativas cada. Questionários de auto eficácia, afetos positivo e negativo e motiviação foram aplicados após o pré-teste, após a prática, antes da retenção e após a transferência. Os resultados mostraram que não houveram diferenças no desempenho e aprendizagem da tarefa, assim como nos questionários, entre os grupos. Concluindo, tais achados indicam que as instruções utilizadas, induzindo diferentes concepções de capacidade, não afetaram a aprendizagem da habilidade motora do drible do futebol em adolescentes.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record