Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, André Luis Andrejew
dc.creatorFelcher, Carla Denize Ottpt_BR
dc.date.accessioned2017-07-11T20:35:47Z
dc.date.available2017-07-11
dc.date.available2017-07-11T20:35:47Z
dc.date.issued2017-12-19
dc.identifier.citationFELCHER, Carla Denize Ott. Tecnologias digitais e ensino de matemática: o uso de Facebook no processo de ensino dos números racionais. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2016.
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3629
dc.description.abstractThe present research aims at investigating the use of Facebook, the social network, through a closed group, as a possibility to improve teaching, more specifically in terms of rational numbers, considering this content as a contribution to develop the thinking of the seventh grade students in Middle School. Based on the fact that Facebook is a very popular social network in Brazil, an action research was developed in a public school in the city of Canguçu, where the closed group on this social network served as a Virtual Learning Environment, called F@ceMAT, where videos, images, texts, didactic games, learning objects, problem situations, researches, and challenges were posted. Thus, a variety of activities was sought, prioritizing researches, helping the students to read, comprehend, elaborate, calculate, reformulate, in order to provide interaction between peers: student and teacher, student and student, and thus, develop the thinking. F@ceMAT, the so-called Facebook group was considered favorable to learning in the students' opinion, and it was also proved through the results and evidences of greater participation and achievement described in the present dissertationpt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectRede socialpt_BR
dc.subjectNúmeros racionaispt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDigital technologypt_BR
dc.subjectSocial networkpt_BR
dc.subjectRational numbers.pt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleTecnologias digitais e ensino de matemática: o uso de Facebook no processo de ensino dos números racionaispt_BR
dc.title.alternativeThe use of Facebook in the process of teaching rational numberspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8589016214620796pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0257799779736390pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou investigar o uso do Facebook, através de um grupo fechado, como possibilidade para potencializar o ensino dos números racionais, considerando este conteúdo um aporte para desenvolver o pensar dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Avaliando o Facebook como a rede social adotada pelos brasileiros, desenvolveu-se uma pesquisa-ação, em uma escola pública do município de Canguçu, em que o grupo fechado nessa rede social, denominado F@ceMAT, serviu como um Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde foram postados vídeos, imagens, textos, jogos didáticos, objetos de aprendizagem, situações problema, pesquisas, desafios. Assim, procurou-se por meio de atividades diversificadas, priorizando a pesquisa e a investigação, levar o aluno a ler, interpretar, elaborar, calcular, reformular, proporcionando a interação entre os pares, aluno e professor, aluno e aluno e, assim desenvolver o pensar. O F@ceMAT foi considerado favorável à aprendizagem na opinião dos alunos e também comprovado através dos resultados e evidências de maior participação e aproveitamento descritos nesta dissertaçãopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples