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dc.creatorNobre, Felipe Nunespt_BR
dc.date.accessioned2017-07-11T19:54:55Z
dc.date.available2017-07-10
dc.date.available2017-07-11T19:54:55Z
dc.date.issued2017-04-27
dc.identifier.citationNOBRE, Felipe Nunes. Nos meandros do (re)conhecimento: a temática indígena em livros didáticos de História no contexto de implementação da Lei 11.645/08 (2008-2014). 2017. 217f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3624
dc.description.abstractThis research aims to contribute to the discussions on the indigenous theme in History Teaching, through the analysis of the repercussions of Law 11.645/08 on textbooks. To do this, it takes as object of study two didactic collections, History: Society & Citizenship and Araribá Project: History, in its editions distributed by the Textbook National Program, before and after the promulgation of this Law. Analyzing at what moments and in what ways indigenous peoples gain visibility in these editions, both in texts and in images, discusses the strategies used by each collection to contemplate the legal demand and outlines the possibilities and limits of changes. To discuss the representations built on the indigenous, it proposes categories of analysis for the texts and images conveyed by the collections. It concludes that the Law had significant repercussions in both collections, which began to give greater visibility to the indigenous in their narratives, in different contexts of national history. However, the forms like these are represented have undergone less significant changes. There remains a superficial approach in the treatment of cultural diversity and silencing of the historical experiences of the different originaries peoples in Brazil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTemática indígenapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLei 11.645/08pt_BR
dc.subjectIndigenous themept_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectBrazillian Law 11.645/08pt_BR
dc.titleNos meandros do (re)conhecimento: a temática indígena em livros didáticos de História no contexto de implementação da Lei 11.645/08 (2008-2014)pt_BR
dc.title.alternativeIn the meanderings of recognition: the indigenous theme in History textbooks in the context of law enforcement 11.645/08 (2008-2014)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2584442898500865pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3530480602109979pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa visa contribuir para as discussões sobre a temática indígena no Ensino de História através da análise das repercussões da Lei 11.645/08 em livros didáticos. Para tanto, toma como objeto de estudo duas coleções didáticas, História: Sociedade & Cidadania e Projeto Araribá: História, em suas edições distribuídas pelo Programa Nacional do Livro Didático antes e depois da promulgação dessa Lei. Analisando em que momentos e de que formas os povos indígenas ganham visibilidade nessas edições, tanto em textos quanto em imagens, discute as estratégias utilizadas por cada coleção para contemplar a demanda legal, bem como, delineia as possibilidades e os limites dessas mudanças. Para discutir as representações construídas sobre os indígenas, propõe categorias de análise para os textos e imagens veiculados pelas coleções. Conclui que a Lei teve significativas repercussões em ambas as coleções, que passaram a dar maior visibilidade aos indígenas em suas narrativas, em diferentes contextos da história nacional. Entretanto, as formas como esses povos são representados sofreram mudanças menos significativas. Permanece uma abordagem superficial no tratamento à diversidade cultural e o silenciamento sobre as experiências históricas dos diferentes povos originários do Brasil.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Gandra, Edgar Ávilapt_BR


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