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dc.creatorRocha, Thaíse Sá Freirept_BR
dc.date.accessioned2017-05-30T20:22:33Z
dc.date.available2017-05-30T20:22:33Z
dc.date.issued2017-04-26
dc.identifier.citationROCHA, Thaíse Sá Freire. “Aquilo que é tirado da terra, ás vezes pode matar”: as relações estabelecidas entre arqueologia e a comunidade de Carangola, Minas Gerais. 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3465
dc.description.abstractThe present work seeks to reflect on the relationship established between Archeology and the community of Carangola, Minas Gerais. The municipality of Carangola, due to its archaeological potential, has become the target of different archaeological investigations in the last two centuries. From an analysis of the actions carried out in the municipality, it was possible to perceive not only the impacts that these works had on the local community, but also how these actions influenced the perception of these people on Archeology, the work of the archaeologist and the patrimony archaeological. For the accomplishment of this work, I tried to think of a decolonizing archeology in consonance with Public Archeology, which seeks to understand the correlation between community and archaeological heritage. In practical terms, the approach took place through ethnographic archeology, where ethnography is understood as a proposal that comes to integrate archaeological work. With the data obtained through my insertion in the community of Carangola, it was possible to show that Archeology is understood as excavation and the search for archaeological things. This traditional way of thinking and understanding the archaeological discipline is perceived in this dissertation, as a reflection of the performance of different archaeologists in the municipality. Given these data, the reflection on a decolonizing and public archeology becomes essential. The way in which the discipline has been presented and developed in the places where it passes has perpetuated a traditional scientistic thought, which ends up excluding the "other" from the narratives developed within the archaeological research and the construction of a local historypt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDecolonização da arqueologiapt_BR
dc.subjectPatrimônio arqueológicopt_BR
dc.subjectComunidadespt_BR
dc.subjectArqueologia públicapt_BR
dc.subjectArqueologia etnográficapt_BR
dc.subjectDecolonization of archeologypt_BR
dc.subjectArchaeological heritagept_BR
dc.subjectCommunitypt_BR
dc.subjectPublic archeologypt_BR
dc.subjectEthnographic archeology.pt_BR
dc.title“Aquilo que é tirado da terra, ás vezes pode matar”: as relações estabelecidas entre arqueologia e a comunidade de Carangola, Minas Geraispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3037890548885062pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8982373580780800pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca refletir sobre qual a relação estabelecida entre Arqueologia e a comunidade de Carangola, Minas Gerais. O município de Carangola, devido ao seu potencial arqueológico, se tornou alvo de diferentes pesquisas arqueológicas nos últimos dois séculos. A partir de uma análise das ações desenvolvidas no município, foi possível perceber não só os impactos que esses trabalhos tiveram na comunidade local, como também, de que forma essas ações influenciaram na percepção dessas pessoas sobre a Arqueologia, o trabalho da/o arqueóloga/o e o patrimônio arqueológico. Para a concretização dessa empreitada, procurei pensar em uma Arqueologia decolonizante em consonância com a Arqueologia Pública, que busca compreender a correlação entre comunidade e patrimônio arqueológico. Em termos práticos, a abordagem ocorreu por meio da Arqueologia etnográfica, onde a etnografia é entendida como uma proposta que vem para integrar o fazer arqueológico. Com os dados obtidos através da minha inserção na comunidade de Carangola, foi possível evidenciar que a Arqueologia é entendida como escavação e a procura de coisas arqueológicas. Essa forma tradicional de pensar e compreender a disciplina arqueológica, é percebida nessa dissertação, como um reflexo da atuação de diferentes arqueólogas/os no município. Diante desses dados, a reflexão sobre uma Arqueologia decolonizante e pública se torna essencial. A forma na qual a disciplina vem sendo apresentada e desenvolvida nos lugares onde passa, tem perpetuado um pensamento cientificista tradicional, que acaba por excluir o “outro” das narrativas desenvolvidas dentro da pesquisa arqueológica e na própria construção de uma história localpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Alfonso, Louise Pradopt_BR


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