Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorRodriguez, Rita de Cássia Morem Cóssio
dc.creatorSilva, Liliam Rosa Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-09T14:31:55Z
dc.date.available2017-05-09T14:31:55Z
dc.date.issued2014-06-27
dc.identifier.citationSILVA, Liliam Rosa Ferreira. Formação continuada: algumas compreensões sobre o processo formativo a partir das concepções dos professores de Ciências. 2014. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3383
dc.description.abstractThe present work, of dissertation nature, is part of Researches on Science and Mathematics Teachers Formation, linked to the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching from Universidade Federal de Pelotas. It aims to understand, this research aimed to understand, through of the teachers' conceptions, the potential contributions of the Continued Formation Process, in order to improve the teaching practices in Sciences Teaching. Thus, I tried to develop the analysis, considering the forming activities developed by the Municipal Education Secretary from Bage/RS in 2010, 2011 and 2012. So, I investigated and problematized the conceptions of eight Sciences' teachers, from the local network, about their continuous formative process. Then, inspired on Antonio Nóvoa's studies I propose a theoretical approach between the teaching profession and continued formation programs, from a critical and reflective perspective. The research was realized in a qualitative approach through the case study method. The aspects analyzed were continued teacher formation politics and the relationship between continued formation and pedagogical practice. Systematic data collection occurred in August till December of 2013, by applying the following instruments: document analysis, applying an initial questionnaire, conducting semi-structured interviews, video recording of teaching practices and discussions in the focal group. The data analysis of semi-structured interviews and focal group was submitted by the Discourse Textual Analysis – ATD. results indicate the valuation of continued formation for professional development, social commitment of the teaching profession, the need for innovation pedagogical practices with a view to promoting learning and improving the quality of Science Teaching. The study also indicates some of the factors that can facilitate and / or hinder the changes in pedagogical practice, in addition to presenting the contributions and limits of continued formation of Science's teachers. Finally, as part of the results, I mention the preparation of educational product, based on the theoretical and methodological course built for execute this research.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectContinued formationpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.titleFormação continuada: algumas compreensões sobre o processo formativo a partir das concepções dos professores de Ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeContinued formation: some comprehensions of the formative process from the Sciences teachers' conceptionspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4351524E9pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779511Y5pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gil, Robledo Lima
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768908T0pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, de natureza dissertativa, insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas. Ele objetiva compreender, por meio das concepções dos professores, as possíveis contribuições do processo de formação continuada para a qualificação das práticas pedagógicas no Ensino de Ciências. Para tanto, procurei desenvolver a análise, considerando as atividades formativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de Bagé/RS nos anos de 2010, 2011 e 2012. Desse modo, foram investigadas e problematizadas as concepções de oito professores de Ciências da rede municipal sobre seu processo formativo contínuo. Assim, inspirada nos estudos de António Nóvoa, proponho uma aproximação teórica entre a profissão docente e os programas de formação continuada, a partir da perspectiva crítico-reflexiva. A investigação foi realizada em uma abordagem qualitativa, através do método do Estudo de Caso. Os aspectos analisados foram as políticas de formação continuada de professores e as relações entre formação continuada e prática pedagógica. A coleta sistemática dos dados aconteceu no período de agosto a dezembro do ano de 2013, mediante a aplicação dos seguintes instrumentos: análise documental, aplicação de um questionário inicial, realização de entrevista semiestruturada, videogravação das práticas pedagógicas e discussões no grupo focal. A análise dos dados da entrevista semiestruturada e do grupo focal foi encaminhada por meio do referencial da Análise Textual Discursiva - ATD. Os resultados indicam a valorização da formação continuada para o desenvolvimento profissional, o compromisso social da profissão docente e a necessidade de inovação das práticas pedagógicas com vistas à promoção da aprendizagem e melhoria da qualidade do Ensino de Ciências. O trabalho sinaliza alguns dos fatores que desencadeiam e/ou dificultam mudanças na prática pedagógica, além de apresentar as contribuições e os limites da formação continuada dos professores de Ciências. Por fim, como parte integrante dos resultados, menciono a elaboração do produto educacional, tomando como base o percurso teórico e metodológico construído para efetivação desta pesquisa.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem