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dc.creatorConceição, Ruhan Avila dapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-05T22:18:00Z
dc.date.available2017-05-05T22:18:00Z
dc.date.issued2016-02-26
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Ruhan Avila da. Early Skip/DIS: uma heurística para redução de complexidade no codificador de mapas de profundidade do 3D-HEVC. Pelotas, 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3376
dc.description.abstract3D videos provides a visual experience with depth perception through the usage of special displays that project a three-dimensional scene from slightly different directions for the left and right eyes. Despite this improved visual experience, the coded-video data volume tends to linearly increases with the number of processed views, mainly considering conventional 3D video formats. In this scenario emerges the Multiview plus Depth (MVD) format, which informs the distance between scene objects and the recording camera (depth maps), allowing an eficiently view-synthesis process while reducing the number of views to be transmitted. Unlike previous multiview video coding standards, 3D-HEVC is able to manipulate depth maps in an eficient way due the new defined tools which explores the depth maps characteristics. Although this fact leads to an improvement of 3D-HEVC compression eficiency, the addition of new coding tools also increases the coding process complexity. Thus, solutions, which reduces the 3D-HEVC coding time while does not affecting the compression eficiency at all, are important in this scenario. This work presents a complexity reduction heuristic for the 3D-HEVC depth maps coder, called Early Skip/DIS. Initially, an analysis about 3D-HEVC depth-maps coder is presented. This analysis showed that the 2Nx2N is the most used partitioning mode, since some eficient coding tools, like Skip and DIS, are applied exclusively over this partitioning mode. This analysis also showed that, beyond the 2Nx2N partitioning mode is the most used mode, the exclusion of the other partition modes causes an imperceptible impact in the encoding eficiency and a low impact in processing time. This fact leads to the development of an Early decision heuristic called Early Skip/DIS, which avoids the encoder checking unnecessary modes based on the RD cost generated by the Skip and DIS modes. The thresholds used in this solution are defined in an adaptively way, observing the occurrence rate of those modes as a function of its generated RD costs. Simulation results demonstrated that the proposed solution is able to reduce the depth-map coding time up to 33.7% while affecting the texture compression eficiency in 0.047% (in terms of BD-rate). The propose heuristic presented the best depth-map complexity reduction result among other related works.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectVídeos 3Dpt_BR
dc.subject3D-HEVCpt_BR
dc.subjectMapas de profundidadept_BR
dc.subjectRedução de complexidadept_BR
dc.subjectDepth mapspt_BR
dc.subjectComplexity reductionpt_BR
dc.titleEarly Skip/DIS: uma heurística para redução de complexidade no codificador de mapas de profundidade do 3D-HEVCpt_BR
dc.title.alternativeEarly Skip/DIS: A Complexity-Reduction Heuristic for 3D-HEVC Depth Coderpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6068492542856843pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9604735363839730pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Zatt, Bruno
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8251926321102019pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Porto, Marcelo Schiavon
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5741927083446578pt_BR
dc.description.resumoVídeos 3D provêem uma experiência visual elevada aos espectadores devido à percepção de profundidade das imagens. Apesar disto, o tamanho destes vídeos tende a crescer linearmente conforme o número de vistas codificadas, considerando formatos de vídeos convencionais. Neste cenário surge o formato Multiview plus Depth (MVD), o qual associa informações de distância entre os objetos da cena e a câmera (mapas de profundidade), permitindo um processo eficiente de síntese de vistas intermediárias, reduzindo o número de vistas a serem transmitidas. Ao contrário de padrões multivistas anteriores, o 3D-HEVC é capaz de processar mapas de profundidade, criando novas ferramentas para manipula-los e codifica-los. Embora este fato proporcione um aumento na eficiência de compressão, o acréscimo de novas ferramentas no codificador acarreta no aumento da complexidade do processo. Assim, cresce a relevância de soluções que reduzam o tempo de codificação do 3D-HEVC, sem impactar significativamente a eficiência de codificação. Este trabalho apresenta uma heurística de redução de complexidade para o codificador de mapas de profundidade do 3D-HEVC, chamada de Early Skip/DIS. Uma análise sobre mapas de profundidade do 3D-HEVC é apresentada nesta dissertação, demonstrando que o particionamento 2Nx2N é largamente utilizado pelo codificador, visto que diversas ferramentas eficientes de codificação, utilizam exclusivamente este modo. A análise demonstrou que, além do 2Nx2N ser o modo de particionamento mais usado, a exclusão dos demais modos gera um impacto desprezível em eficiência de codificação, com ganhos mínimos em termos de tempo de processamento. Este fato conduziu ao desenvolvimento da heurística Early Skip/DIS, a qual visa evitar o teste dos demais modos/ferramentas de predição com base no custo RD gerado por estes modos. Os thresholds utilizados nesta solução são definidos de forma adaptativa. Resultados de simulação demonstraram que a solução é capaz de reduzir o tempo de codificação dos mapas de profundidade em até 33,7%, com um impacto médio de apenas 0,047% na eficiência de compressão da textura. A heurística proposta apresenta os melhores resultados de redução de complexidade para o codificador de mapas de profundidade entre os trabalhos relacionados.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Tecnológicopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Agostini, Luciano Volcanpt_BR


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