Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMiranda, Ana Ruth Moresco
dc.creatorOliveira, Natália Lectzow de
dc.date.accessioned2017-04-20T14:04:56Z
dc.date.available2017-04-20T14:04:56Z
dc.date.issued2014-08-20
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Natália Lectzow de. O ditongo nasal em dados de escrita inicial. 2014 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3315
dc.description.abstractEste estudo descreve e analisa os erros ortográficos referentes à grafia dos ditongos nasais em posição final de palavra a partir da análise de 2.024 textos produzidos espontaneamente por crianças pertencentes à primeira, segunda, terceira e quarta séries do ensino fundamental de duas escolas, uma pública e uma particular, da cidade de Pelotas/RS. Para a pesquisa, é realizada a descrição e a análise dos dados, com base em uma investigação qualitativa, selecionando as variáveis linguísticas e extralinguísticas definidas para este estudo. A partir de tal processo, a pesquisa revelou que os ditongos nasais sofrem diferentes alterações em relação à grafia, predominando os erros de desnasalização na escola pública e a manutenção na nasalidade em desacordo com a norma (-ão em detrimento de -am) na escola particular. Além disso, a análise dos dados mostrou que, em escrita inicial, as alterações gráficas em relação ao o ditongo predominam nos verbos. Ainda, os resultados evidenciaram que a segunda série apresenta maior concentração de erros no que se refere à grafia do ditongo nasal, em ambas as escolas, provavelmente, porque é em tal fase de aquisição que a criança evidencia a influencia do letramento e da oralidade. Tais resultados tornam-se relevantes para as pesquisas que envolvem aquisição da escrita, pois refletem questões concernentes ao conhecimento linguístico da criança em fase de escrita inicial no que se refere à grafia dos ditongos nasais.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectOrtografia e silabaçãopt_BR
dc.subjectFonéticapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleO ditongo nasal em dados de escrita inicialpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209453H2pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790384Z4pt_BR
dc.description.resumoEste estudo descreve e analisa os erros ortográficos referentes à grafia dos ditongos nasais em posição final de palavra a partir da análise de 2.024 textos produzidos espontaneamente por crianças pertencentes à primeira, segunda, terceira e quarta séries do ensino fundamental de duas escolas, uma pública e uma particular, da cidade de Pelotas/RS. Para a pesquisa, é realizada a descrição e a análise dos dados, com base em uma investigação qualitativa, selecionando as variáveis linguísticas e extralinguísticas definidas para este estudo. A partir de tal processo, a pesquisa revelou que os ditongos nasais sofrem diferentes alterações em relação à grafia, predominando os erros de desnasalização na escola pública e a manutenção na nasalidade em desacordo com a norma (-ão em detrimento de -am) na escola particular. Além disso, a análise dos dados mostrou que, em escrita inicial, as alterações gráficas em relação ao o ditongo predominam nos verbos. Ainda, os resultados evidenciaram que a segunda série apresenta maior concentração de erros no que se refere à grafia do ditongo nasal, em ambas as escolas, provavelmente, porque é em tal fase de aquisição que a criança evidencia a influencia do letramento e da oralidade. Tais resultados tornam-se relevantes para as pesquisas que envolvem aquisição da escrita, pois refletem questões concernentes ao conhecimento linguístico da criança em fase de escrita inicial no que se refere à grafia dos ditongos nasais.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples