Mostrar registro simples

dc.creatorSoares, Milena Dugcsekpt_BR
dc.date.accessioned2017-03-17T21:51:22Z
dc.date.available2017-03-13
dc.date.available2017-03-17T21:51:22Z
dc.date.issued2016-08-25
dc.identifier.citationSOARES, Milena Dugcsek. Do Nhamandu Mirim ao Nhe'e Amba: um reestudo etnomusicológico de um repertório Mbya Guarani. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3240
dc.description.abstractThe Mbya Guarani are a Guarani-speaking indigenous subgroup that corresponds to a significant amount of the Latin American indigenous population, particularly that situated in the South and Southeast regions of Brazil. In the year of 2002, ethnologist Walmir Pereira (director of the Rio Grande do Sul Anthropological Museum then) and historian Paula Caleffi, a member of the post-graduate program in History at the Sinos River Valley University (UNISINOS) at the time, were the first to record the Mbya Guarani music in the state, especially that produced by the Mbya in the tekoa Nhundy (Campo Aberto Village), located in the city of Viamão, resulting in the phonographic piece Yvy Ju – The Path of the Land Without Evil. Fourteen years afterwards, this work returns to the same place and theme in order to examine which aspects have changed and which have remained the same in the group’s musical tradition. The notes in this ethnomusicological and ethnographic restudy aim at understanding how the Mbya Guarani make sense of their musical expressions and how they perceive the diachronic and synchronic aspects in their performancespt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMbya Guaranipt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectEthnomusicologypt_BR
dc.subjectAnthropologypt_BR
dc.titleDo Nhamandu Mirim ao Nhe'e Amba: um reestudo etnomusicológico de um repertório Mbya Guaranipt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4243054373998168pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5954640814584968pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Tempass, Mártin César
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9787826180036753pt_BR
dc.description.resumoOs Mbya Guarani são um subgrupo indígena de fala Guarani cujo contingente representa uma boa parcela da população indígena latino-americana, especialmente aquela situada nas regiões sul e sudeste brasileiras. No ano de 2002, o etnólogo Walmir Pereira, à época diretor do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, e a historiadora Paula Caleffi, no período vinculada ao Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), realizaram um registro sonoro pioneiro da música Mbya Guarani no Estado, em particular junto aos Mbya da tekoa (aldeia) Nhundy (Campo Aberto), localizada na cidade de Viamão, que resultou no álbum fonográfico Yvy Ju – Caminho da Terra sem Males. Hoje, passados 14 anos, este trabalho retorna ao mesmo local e à mesma temática a fim de examinar quais aspectos mudaram e quais permaneceram na tradição musical do grupo. Os apontamentos que compõem a discussão deste reestudo etnomusicológico e etnográfico têm como propósito compreender como os Mbya Guarani dão sentido às suas expressões musicais e como percebem os aspectos sincrônicos e diacrônicos de suas performancespt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Mário de Souzapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples