Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorRosa, Maria Heloisa Martins dapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-22T21:33:18Z
dc.date.available2016-02-16
dc.date.available2017-02-22T21:33:18Z
dc.date.issued2016-08-31
dc.identifier.citationROSA, Maria Heloisa Martins da. Uma etnografia sobre a relação entre adultos e crianças mbyá-guarani: estudo sobre os Pereira Benites, Pelotas/Canguçu, RS.Dissertação de Mestrado em Antropologia - Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3187
dc.description.abstractThis dissertation shows the process of knowledge construction of the education of children – kryngüe – in the community. I show how this learning process happens in a shared form together with the adults of a collective or – kuéry – in the language of the Mbyá-Guarani indigenous people. This study purposes to demonstrate, from the observation of the daily activities of these children, the meaning of the childhood in this process. I show the protagonism of the children in this universe, the things that they do and how they are important to the construction of the person and of the “being” mbyá inside the social context in what they live. The universe of my research is the nucleous of relatives – kuéry - Mbyá-Guarani that currently live in the Tekoá Guajavy Poty, located in the Canguçu municipality, with some ethnographic visits to the Tekoá Tavaí, both of them located in the Rio Grande do Sul State, Brazil. Keywords:pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCrianças Mbyá-Guaranipt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia Indígenapt_BR
dc.subjectMbyá-Guarani childrenpt_BR
dc.subjectInfancypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectIndigenous pedagogypt_BR
dc.titleUma etnografia sobre a relação entre adultos e crianças mbyá-guarani: estudo sobre os Pereira Benites, Pelotas/Canguçu, RS. Mariapt_BR
dc.title.alternativeAn Ethnography About the Relation Among Mbyá-Guarani Adults and Children. A study about the Pereira Benites, Pelotas/Canguçu, RSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9446336637229035pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0654279167900002pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rosa, Rogério Réus Gonçalves da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3492897890555011pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação trata do processo de construção do conhecimento, da educação das crianças – Kryngüé – na sua comunidade. Demonstro como esse aprendizado acontece de forma compartilhada junto aos adultos de um coletivo ou – kuéry – na língua do povo indígena Mbyá-Guarani. Propõe-se, a partir da observação das atividades cotidianas destas crianças, demonstrar o significado da infância neste processo. Exponho o protagonismo das crianças nesse universo, o que elas fazem e como elas são importantes para a construção da pessoa, do ser Mbyá dentro do contexto social em que vivem. O universo de minha pesquisa é um núcleo de parentes – kuéry - Mbyá-Guarani que vive atualmente na Tekoá Guajavy Poty localizada no município de Canguçu, com visitas etnográficas à Tekoá Tavaí, ambas no Estado do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Altmann, Loript_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem