Mostrar el registro sencillo del ítem
Uma etnografia sobre a relação entre adultos e crianças mbyá-guarani: estudo sobre os Pereira Benites, Pelotas/Canguçu, RS. Maria
dc.creator | Rosa, Maria Heloisa Martins da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-22T21:33:18Z | |
dc.date.available | 2016-02-16 | |
dc.date.available | 2017-02-22T21:33:18Z | |
dc.date.issued | 2016-08-31 | |
dc.identifier.citation | ROSA, Maria Heloisa Martins da. Uma etnografia sobre a relação entre adultos e crianças mbyá-guarani: estudo sobre os Pereira Benites, Pelotas/Canguçu, RS.Dissertação de Mestrado em Antropologia - Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3187 | |
dc.description.abstract | This dissertation shows the process of knowledge construction of the education of children – kryngüe – in the community. I show how this learning process happens in a shared form together with the adults of a collective or – kuéry – in the language of the Mbyá-Guarani indigenous people. This study purposes to demonstrate, from the observation of the daily activities of these children, the meaning of the childhood in this process. I show the protagonism of the children in this universe, the things that they do and how they are important to the construction of the person and of the “being” mbyá inside the social context in what they live. The universe of my research is the nucleous of relatives – kuéry - Mbyá-Guarani that currently live in the Tekoá Guajavy Poty, located in the Canguçu municipality, with some ethnographic visits to the Tekoá Tavaí, both of them located in the Rio Grande do Sul State, Brazil. Keywords: | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Crianças Mbyá-Guarani | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Indígena | pt_BR |
dc.subject | Mbyá-Guarani children | pt_BR |
dc.subject | Infancy | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Indigenous pedagogy | pt_BR |
dc.title | Uma etnografia sobre a relação entre adultos e crianças mbyá-guarani: estudo sobre os Pereira Benites, Pelotas/Canguçu, RS. Maria | pt_BR |
dc.title.alternative | An Ethnography About the Relation Among Mbyá-Guarani Adults and Children. A study about the Pereira Benites, Pelotas/Canguçu, RS | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9446336637229035 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0654279167900002 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Rosa, Rogério Réus Gonçalves da | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3492897890555011 | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa dissertação trata do processo de construção do conhecimento, da educação das crianças – Kryngüé – na sua comunidade. Demonstro como esse aprendizado acontece de forma compartilhada junto aos adultos de um coletivo ou – kuéry – na língua do povo indígena Mbyá-Guarani. Propõe-se, a partir da observação das atividades cotidianas destas crianças, demonstrar o significado da infância neste processo. Exponho o protagonismo das crianças nesse universo, o que elas fazem e como elas são importantes para a construção da pessoa, do ser Mbyá dentro do contexto social em que vivem. O universo de minha pesquisa é um núcleo de parentes – kuéry - Mbyá-Guarani que vive atualmente na Tekoá Guajavy Poty localizada no município de Canguçu, com visitas etnográficas à Tekoá Tavaí, ambas no Estado do Rio Grande do Sul. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Altmann, Lori | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGAnt: Dissertações e Teses [166]
Abrange as Dissertações e Teses da área de Pós-Graduação em Antropologia